Carreira

De geopolítica a autoajuda: os livros preferidos dos CEOs em 2024

Personalidades como o presidente da Telefônica, o CEO da Sotheby’s e ocofundador da Whole Foods Market revelaram suas leituras marcantes

Temas como vida saudável ganharam destaque na lista da Bloomberg (Leandro Fonseca/Exame)

Temas como vida saudável ganharam destaque na lista da Bloomberg (Leandro Fonseca/Exame)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 21 de novembro de 2024 às 11h05.

Fim de ano é uma época tradicional para "listas sobre tudo". Livros não poderiam estar de fora desse tipo de compilado.

A Bloomberg divulgou os 49 livros melhores livros do ano na visão de alguns dos CEOs mais importantes do mundo. Confira alguns destaques:

José María Álvarez-Pallete, presidente e CEO, Telefónica SA, escolheu A Nova Guerra Fria: Como a Competição entre os EUA e a China Moldará Nosso Século, de Robert Niblett. O livro mostra as rápidas mudanças que estão acontecendo no mundo, algumas delas nos levando a um "território desconhecido" e aborda perspectivas para entendermos melhor o que está se passando.

Maurie McInnis, presidente da Universidade de Yale, escolheu The Burning Earth: A History, de Sunil Amrith, sobre como nosso planeta e sociedade foram moldados pelos efeitos da guerra, a busca pelo lucro, a marcha da tecnologia e a extração e movimentação de recursos naturais.

Charles Stewart, CEO da Sotheby’s, escolheu The Demon of Unrest: A Saga of Hubris, Heartbreak, and Heroism at the Dawn of the Civil War, de Erik Larson, que mostra um relato detalhada do período entre a eleição de Abraham Lincoln e a batalha de Fort Sumter, que marcou a abertura da Guerra Civil nos EUA. Aqui, temos um mundo onde a tomada de decisões poderia levar dias ou semanas com base em cartas, telégrafos e relatos de terceiros.

John Mackey, cofundador da Whole Foods Market e CEO da Love.Life, um clube de bem-estar integrado, escolheu Como não envelhecer: a abordagem científica para ficar mais saudável à medida que envelhece, de Michael Greger, que explora a ciência por trás do envelhecimento e como potencialmente retardar seus efeitos por meio da nutrição e do estilo de vida. Ele examina o envelhecimento no nível molecular e apresenta uma abordagem baseada em evidências para estender sua expectativa de vida saudável.

Francesca Cornelli, reitora da Northwestern University Kellogg School of Management e Bill Ford, presidente e CEO da General Atlantic Service Co, uma gestora de ativos alternativos, escolheram o mesmo livro:  The Longevity Imperative: How to Build a Healthier and More Productive Society to Support Our Longer Lives, de Andrew Scott. A obra explica que, à medida que a expectativa de vida aumenta, todos nós precisamos entender as consequências — e oportunidades. Os executivos celebram as inovações que isso trará para a educação empresarial.

Além disso, reformula a discussão sobre o envelhecimento em direção a como estender nossos anos saudáveis ​​— nossa "expectativa de saúde" — em vez de apenas prolongar nossa expectativa de vida.

Acompanhe tudo sobre:Livros

Mais de Carreira

Por R$ 37, esse é o ‘primeiro passo’ para ingressar em uma das carreira mais valorizadas do mercado

Essa é uma das razões para o CEO da Apple ser um dos executivos mais bem pagos do mundo

O mercado financeiro nunca foi tão Gen Z — e as fintechs buscam talentos que falem a língua deles

Philip Morris Brasil anuncia programa global de estágio com bolsa-auxílio de R$ 2.000