Maria Fernanda Antunes, da Cuponation: pioneirismo (Alan Teixeira)
Da Redação
Publicado em 14 de outubro de 2013 às 18h38.
São Paulo - Não foi fácil para a administradora Maria Fernanda Antunes Junqueira, de 30 anos, abandonar o emprego rentável no banco Goldman Sachs e oito anos de carreira no mercado financeiro para acompanhar o marido aos Estados Unidos, numa temporada de trabalho de dois anos.
Após um curso para microempresários na Universidade de Chicago, ela retornou ao Brasil com um projeto: trazer ao país a cultura dos cupons de desconto, tão enraizada entre os americanos. Depois de conseguir um investidor disposto a fazer um aporte inicial de 23 milhões de reais — a Rocket Internet, grupo alemão que funciona como incubadora —, Maria Fernanda fundou o Cuponation, site que dá descontos de até 80% em 400 lojas online cadastradas, como Dafiti e Walmart.
O modelo de negócio é diferente dos sites de compras coletivas: como as compras são feitas diretamente no site das lojas cadastradas, não há necessidade de cadastro nem de um número mínimo de compradores. Os lucros vêm de publicidade e comissões das lojas.
A Cuponation foi criada no fim de 2012, mas Maria Fernanda pensa grande. "Quero dobrar o número de lojas parceiras nos próximos seis meses", diz ela, que também pretende duplicar o quadro de dez pessoas.
Apesar de pioneira, a empresária deve ter concorrência crescente no segmento. O grupo Buscapé investiu 300.000 reais na carioca Cuponeria. A Cupomnow e a Cuponomia, outras duas startups, receberam aportes de 3 milhões de reais e 350.000 reais, respectivamente.