Carreira

Da triagem ao contrato: como a IA está revolucionando o recrutamento

Com a adoção de uma assistente virtual, a rede Chipotle transformou sua forma de recrutar e selecionar talentos, cortando o tempo de contratação pela metade e mostrando como a inteligência artificial está se tornando indispensável na gestão moderna de pessoas e expansão de negócios

Rede americana de restaurantes fast-casual mexicano que aposta em tecnologia para crescer (Wikimedia Commons)

Rede americana de restaurantes fast-casual mexicano que aposta em tecnologia para crescer (Wikimedia Commons)

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 07h15.

Última atualização em 6 de novembro de 2025 às 07h06.

A Chipotle Mexican Grill, uma das maiores redes de restaurantes dos EUA, está colhendo os frutos da inteligência artificial. Desde que implementou a 'Ava Cado', uma assistente virtual, o tempo médio de contratação caiu 75%, segundo o CEO Scott Boatwright. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

A assistente virtual conversa com candidatos, responde dúvidas sobre a empresa, coleta informações básicas, agenda entrevistas e envia ofertas para os selecionados. Tudo de forma automatizada, mas sem eliminar o toque humano:

“Não buscamos substituir a experiência humana, e sim remover desperdícios e aprimorar a experiência da equipe”, explica Boatwright.

O resultado é uma engrenagem de recrutamento mais ágil e precisa.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

O impacto da IA, no entanto, vai muito além da eficiência operacional.

A transformação liderada por Boatwright reflete um movimento crescente entre as grandes empresas: segundo a Society for Human Resource Management, 25% das organizações nos Estados Unidos já utilizam ferramentas de inteligência artificial para funções de RH.

Para profissionais de todas as áreas, a mensagem é clara. A IA deixou de ser um diferencial técnico para se tornar um pilar estratégico. Dominar essa tecnologia e entender como aplicá-la para eliminar gargalos e aumentar o valor humano nas operações é um novo requisito para quem quer se destacar na carreira corporativa.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

No caso da Chipotle, o uso da IA não substitui o julgamento humano, mas amplia a capacidade da equipe de identificar talentos e escalar o negócio com precisão. Em um mundo em que o tempo é um ativo competitivo, a tecnologia se torna a ponte entre eficiência e propósito.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo