Carreira

Da triagem ao contrato: como a IA está revolucionando o recrutamento

Com a adoção de uma assistente virtual, a rede Chipotle transformou sua forma de recrutar e selecionar talentos, cortando o tempo de contratação pela metade e mostrando como a inteligência artificial está se tornando indispensável na gestão moderna de pessoas e expansão de negócios

Rede americana de restaurantes fast-casual mexicano que aposta em tecnologia para crescer (Wikimedia Commons)

Rede americana de restaurantes fast-casual mexicano que aposta em tecnologia para crescer (Wikimedia Commons)

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 07h15.

Última atualização em 6 de novembro de 2025 às 07h06.

A Chipotle Mexican Grill, uma das maiores redes de restaurantes dos EUA, está colhendo os frutos da inteligência artificial. Desde que implementou a 'Ava Cado', uma assistente virtual, o tempo médio de contratação caiu 75%, segundo o CEO Scott Boatwright. As informações foram retiradas de CNBC Make It.

A assistente virtual conversa com candidatos, responde dúvidas sobre a empresa, coleta informações básicas, agenda entrevistas e envia ofertas para os selecionados. Tudo de forma automatizada, mas sem eliminar o toque humano:

“Não buscamos substituir a experiência humana, e sim remover desperdícios e aprimorar a experiência da equipe”, explica Boatwright.

O resultado é uma engrenagem de recrutamento mais ágil e precisa.

Deixe de procurar emprego e se torne alvo dos recrutadores: veja como se tornar um dos profissionais mais requisitados do mercado aqui

O impacto da IA, no entanto, vai muito além da eficiência operacional.

A transformação liderada por Boatwright reflete um movimento crescente entre as grandes empresas: segundo a Society for Human Resource Management, 25% das organizações nos Estados Unidos já utilizam ferramentas de inteligência artificial para funções de RH.

Para profissionais de todas as áreas, a mensagem é clara. A IA deixou de ser um diferencial técnico para se tornar um pilar estratégico. Dominar essa tecnologia e entender como aplicá-la para eliminar gargalos e aumentar o valor humano nas operações é um novo requisito para quem quer se destacar na carreira corporativa.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta sua vaga

No caso da Chipotle, o uso da IA não substitui o julgamento humano, mas amplia a capacidade da equipe de identificar talentos e escalar o negócio com precisão. Em um mundo em que o tempo é um ativo competitivo, a tecnologia se torna a ponte entre eficiência e propósito.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA;
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia;
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA;
  • Principais formas de atuação do especialista em IA;
  • Como construir um plano de carreira prático.

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

   QUERO PARTICIPAR DO PRÉ-MBA EM IA PARA NEGÓCIOS DA EXAME E SAINT PAUL

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

O que o sucesso de uma milionária digital mostra sobre aprender e crescer com a IA

O futuro do sucesso: como a inteligência artificial pode criar o primeiro trilionário

Quer empreender? Primeiro, aprenda a administrar

Administração: o curso 'subestimado' que move o mercado; entenda