Carreira

Da Netflix para sua mesa de trabalho, Marie Kondo resolve sua bagunça

Na nova série da Netflix, ela traz ordem para as casas mais caóticas. Entenda como uma organização no estilo Marie Kondo pode ajudar no seu trabalho

Marie Kondo em reality show da Netflix: organizadora quer expandir as verticais da marca KonMari (Divulgação/Netflix)

Marie Kondo em reality show da Netflix: organizadora quer expandir as verticais da marca KonMari (Divulgação/Netflix)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 9 de janeiro de 2019 às 15h00.

Última atualização em 9 de janeiro de 2019 às 15h06.

São Paulo - Ano novo, bagunça velha. Se você voltou do descanso do fim do ano para encontrar uma mesa caótica no escritório, este pode ser o momento ideal para organizar sua vida profissional - começando pelo seu espaço de trabalho.

É a recomendação da Sofia Esteves, presidente do conselho do grupo Cia. de Talentos, em sua coluna desta semana. O primeiro passo para alavancar uma mudança na sua carreira em 2019 é fazer uma boa faxina.

E com a estreia da série da Netflix Ordem na Casa com Marie Kondo, a tarefa fica mais fácil.

A especialista em organização ficou famosa após o sucesso do seu livro “A mágica da arrumação”, no qual explica seu modo único de colocar tudo na vida em ordem, conhecido como o método KonMari.

Agora, na nova série de oito episódios, a japonesa traz sua abordagem diferente para a organização, centrada em gratidão e alegria, para os lares americanos. Embora uma parte importante do processo seja descartar itens acumulados, ela pede que seu cliente agradeça aos objetos antes de serem mandados embora.

Para avaliar o que deve ficar, as pessoas devem ponderar se aquilo traz alegria. Na série, Marie diz que o sentimento é difícil de descrever. Ela segura uma roupa contra o peito e pergunta se ela desperta uma faísca de alegria dentro de si.

Aliada à sua divisão da arrumação por categorias, não por cômodos, seu método encoraja uma reflexão sobre a função que cada objeto tem na sua vida no presente.

Em entrevista para a Quartz em 2018, Marie comenta sobre os benefícios de arrumar seu espaço de trabalho. Além de aumentar sua eficiência, passando menos tempo procurando por coisas nas mesas e gavetas, ela fala que trabalhar em um ambiente limpo traz maior bem-estar.

Adaptada para o escritório, a organização considera quatro das cincos categorias criadas por ela, tirando a parte de roupas, e separando em livros, papéis, itens variados e itens sentimentais.

Antes de começar, é preciso seguir as regras estabelecidas pela Marie. Primeiro, se comprometer com a organização. Ela acredita que esse importante passo torna possível que qualquer um seja organizado, como disse em vídeo para o canal The Pool.

Com o foco estabelecido, o segundo passo é imaginar como deseja que seu espaço fique e o que ele represente para você. Ter o resultado final mais claro ajuda a manter sua determinação na missão, além de garantir que o espaço continue útil para suas necessidades.

Na hora de começar, as outras regras entram em cena. É preciso seguir a ordem certa das categorias, começando com seus livros e acabando nos itens sentimentais, e selecionar o que será descartado (sempre lembrando de agradecer cada objeto). Para isso, ela pede que tudo seja tirado do lugar e colocado em uma pilha para ser avaliado individualmente

No trabalho, a “faísca de alegria” também vem acompanhada de um toque profissional. Considere não apenas o que é melhor para você, mas o que faz seu trabalho melhor.

Por último, é hora de colocar tudo em ordem de novo. O conselho de Marie para essa etapa é que você consiga visualizar todos os seus pertences na mesa, colocando os livros na vertical e objetos pequenos juntos dentro de caixas.

Para ver a especialista em organização em ação nas casas de oito clientes diferentes, a série da Netflix já está disponível desde o dia 1º de janeiro.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Ambiente de trabalhoano-novoMetasprodutividade-no-trabalho

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman