Carreira

Cursos para executivos do alto escalão incluem a temática do carbono

Há programas em diferentes instituições de ensino que abordam a gestão estratégica e precificação do carbono

ESG: universidades e instituições ofecerem cursos online sobre o tema (Thinkstock/DusanManic/Thinkstock)

ESG: universidades e instituições ofecerem cursos online sobre o tema (Thinkstock/DusanManic/Thinkstock)

A precificação de carbono é um dos temas abordados no programa C-Level da Fundação Getulio Vargas (FGV). Trata-se de um curso de curta duração voltado para a alta gestão – CEOs, CFOs, CMOs, CHROs, CIOs e COOs. 

O objetivo do programa, que também aborda a sustentabilidade como estratégia competitiva, é promover entre os participantes temas estratégicos que permitam um aprofundamento em assuntos conjunturais. 

Completam a lista de assuntos do programa C-Level da FGV investimentos no exterior, liderando a disrupção digital, negociação estratégica, organizações “data driven” e liderando com analytics e negociação, entre outros. 

A FGV tem ainda um curso específico chamado “Gestão Estratégica de Carbono”, que apresenta alternativas para redução do efeito estufa e dos seus impactos ambientais. Aborda ainda as negociações internacionais para a diminuição das consequências das mudanças climáticas e o mercado de carbono no Brasil e no mundo.

A economia do carbono zero é um dos temas abordados no MBA Executivo em ESG e Impact, realizado pela Trevisan Escola de Negócios em parceria com a EXAME Academy. O objetivo do programa é ajudar os gestores a entenderem em profundidade os potenciais impactos no desempenho de negócios e empresas a partir de eixos centrais que medem a sustentabilidade, o impacto social de investimentos e operações empresariais e a geração de valor. 

Na educação continuada da PUC-Rio, o programa “Gestão de Carbono e Sustentabilidade” apresenta e debate as formas de redução de emissões de carbono nos vários setores da economia brasileira. Além disso, aborda como implementar a óptica da sustentabilidade na gestão empresarial e apresenta as medidas de adaptação às mudanças climáticas, bem como discute políticas de regulação de emissões de carbono.

Já a Embrapa tem um curso gratuito voltado para o setor do agronegócio. “Tecnologias para agricultura de baixo carbono” aborda as ações governamentais e políticas públicas voltadas para a agricultura de baixa emissão de carbono e apresenta os aspectos gerais das tecnologias agrícolas que podem ser aplicadas no campo para reduzir as emissões.

Acompanhe tudo sobre:SustentabilidadeEducação executivaCarbonoNetZero

Mais de Carreira

Unesp: inscrições para o vestibular 2026 vão até esta quarta-feira; saiba como participar

‘Eu era o único nortista na sala’: como Jonas Amador está democratizando a criação com celular

Os cinco mitos do ‘sucesso lento’ que muitos profissionais ainda acreditam

Saint Paul traz professora de uma das principais escolas de negócios da Europa para lecionar em SP