O curso da ONG Proa tem o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho, desenvolvendo projetos de vida, habilidades de comunicação e raciocínio lógico (Guto Garrote/Divulgação)
Da Redação
Publicado em 9 de dezembro de 2020 às 09h54.
Última atualização em 1 de fevereiro de 2021 às 17h13.
O avanço da pandemia, e a crise econômica motivada pelas restrições de deslocamento, complicaram a entrada no mercado de trabalho de milhões de jovens Brasil afora. Segundo o IBGE, 11,9 milhões de pessoas estão em busca de oportunidades profissionais no país atualmente.
Ao mesmo tempo, há muitas vagas abertas para profissões em cadeias produtivas promissoras, como a de tecnologia da informação (TI). Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de TI deve ter até o ano de 2024 cerca de 290 mil vagas em aberto, e de difícil preenchimento por causa da falta de mão-de-obra qualificada.
Para tentar minimizar esse descompasso entre oferta e demanda de mão de obra, a ONG Instituto PROA busca criar oportunidades reais de desenvolvimento para jovens de baixa renda.
Em fevereiro, o Proa está com um processo seletivo para o curso de capacitação profissional gratuita e online.
Para preenchê-las, o candidato deve ter entre 17 a 22 anos, estar cursando ou já ter concluído o 3º ano do Ensino Médio na rede pública de ensino e morar no estado de São Paulo.
As inscrições irão até o dia 26 de fevereiro no site do Instituto Proa.
O PROA já tem mais de 5.700 jovens formados, e 8 a cada 10 alunos dos formados em 2019 está empregado em grandes empresas.