(Thinkstock/Thinkstock)
Da Redação
Publicado em 2 de agosto de 2022 às 14h05.
Última atualização em 2 de agosto de 2022 às 14h14.
Um curioso por mais conhecimento gramatical busca evitar generalizações. No possível uso do acento grave, é interessante repensar: pode ocorrer antes de palavras masculinas?
Se o músico tocava saxofone à John Coltrane, se o garoto chutava à Messi, se a mulher escrevia à Machado, o acento grave — mesmo antes de substantivos próprios masculinos — indica a ideia de estilo, moda.
VEJA TAMBÉM:
Alguns podem até dizer que o termo feminino “à moda de” está implícito; prefiro observar o explícito e expor ao leitor os riscos da generalização.
É verdade sim que se poderia redigir:
“O músico tocava à moda de Coltrane o saxofone.”
Independentemente da argumentação gramatical criada, o acento precisa ali estar para demonstrar o estilo de o sujeito executar uma ação. Língua é detalhe. Condicionar-se a ser cuidadoso com o texto é o que cria aprendizado e, por vezes, satisfação.
Dentro do mesmo estudo, há um outro caso em relação ao uso da expressão “até a”. Veja:
“O terrorista destruiu tudo, até a entrada do hotel.”
O termo “até” pode representar “limite” ou “inclusão”. Conseguiu notar a ambiguidade? O terrorista destruiu tudo, incluindo a entrada do hotel? Destruiu tudo, e não a entrada do hotel?
Nesse caso, se a “entrada do hotel” não foi destruída, deve-se utilizar a preposição “a”:
“O terrorista destruiu tudo, até à entrada do hotel.”
Na semana que vem, continuarei com esse tema tão importante.
Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!
DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Professor de Língua Portuguesa
Você já conhece a newsletter da EXAME Academy? Você assina e recebe na sua caixa de entrada as principais notícias da semana sobre carreira e educação, assim como dicas dos nossos jornalistas e especialistas.
Toda terça-feira, leia as notícias mais quentes sobre o mercado de trabalho e fique por dentro das oportunidades em destaque de vagas, estágio, trainee e cursos. Já às quintas-feiras, você ainda pode acompanhar análises aprofundadas e receber conteúdos gratuitos como vídeos, cursos e e-books para ficar por dentro das tendências em carreira no Brasil e no mundo.