Carreira

Conquiste seus sonhos já!

Conhecer um spa, se hospedar em um hotel de luxo e jantar no melhor restaurante da cidade. Com planejamento financeiro você pode fazer tudo isso

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 18h12.

São Paulo - Voar de helicóptero, passar uma semana em um spa, se hospedar em um hotel cinco estrelas e ir ao melhor restaurante da sua  cidade, quem não quer uma vida assim? No mundo das finanças pessoais realizar todos seus sonhos só depende de uma palavra: economia. É possível aproveitar muito bem a vida e ainda se preparar para o futuro e, acredite, isso faz bem à saúde financeira.

“Os sonhos de curto prazo são grandes motivadores para que as pessoas busquem a realização de objetivos no médio e longo prazo”, diz Reinaldo Domingos, educador e autor do livro Terapia Financeira: A Educação Financeira como Método para Realizar Seus Sonhos (Editora Gente). 

A compra de uma tevê nova ou uma viagem evita que a espera pela conquista de objetivos que vão exigir mais tempo e economia seja desgastante. “Desmotiva saber que todo o dinheiro poupado é para o futuro, e não para o presente, por isso é importante fazer uma pausa no meio do caminho”, diz Maurício Galhardo, consultor financeiro da Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira, em São Paulo.

Além disso, quem consegue com disciplina e planejamento comprar um móvel novo para a sala da casa, por exemplo, estará mais preparado e entusiasmado para conquistar sonhos maiores, como a compra de um imóvel na praia. 

Planeje o presente

Para começar o planejamento, identifique o valor que pretende gastar,  assim você saberá quanto tempo precisará poupar para conquistar seu sonho. Comece a reservar uma parte do salário desde já, até porque o ideal é esquecer o cartão de crédito, os financiamentos e pagar tudo à vista. 


“Quem tem prestações tem dívida, quem tem dívida paga juros e os juros impedem que você realize os sonhos”, diz Reinaldo Domingos. E não deixe a grana parada na conta corrente.

Quem aplica 320,80 reais em um título do Tesouro Direto, por exemplo, pode acumular 7 950 reais em dois anos, grana suficiente para custear sete dias em um spa, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Se o dinheiro permanecesse parado na conta, o valor acumulado seria de 7.99 reais, 251 reais a menos — o que pode custear parte da viagem até lá, por exemplo.

Quem vai usar o dinheiro no curto prazo deve escolher aplicações conservadoras, como a poupança e os títulos do Tesouro. Se seu orçamento não permite economias,  simples ajustes podem ajudar. Se você economizar 100 reais na conta de telefone e aplicar o dinheiro na poupança, em três anos conseguirá fazer uma viagem para Bariloche, na Argentina.

“Assim você realiza  desejos sem mudar o padrão financeiro”, diz Mauro Calil, educador financeiro do Centro de Formação de Patrimônio Calil e Calil, em São Paulo. Agora que você já sabe como se planejar, saiba quanto custa um voo de helicóptero, um passeio de balão, uma jantar em um restaurante badalado, uma viagem exótica, a estadia em um spa e em um hotel paradisíaco — e comece a poupar.

Acompanhe tudo sobre:Edição 148[]

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman