Carreira

Como conseguir uma das 1,5 mil bolsas de estudo do Santander

Programas de intercâmbio do Santander Universidades estão com inscrições abertas. China, Portugal, Espanha, Uruguai, Chile estão entre os países de destino


	Globo terrestre: entre os destinos dos bolsistas estão China, espanha, Portugal, Chile, Argentina, Colômbia entre outros países
 (Getty Images)

Globo terrestre: entre os destinos dos bolsistas estão China, espanha, Portugal, Chile, Argentina, Colômbia entre outros países (Getty Images)

Camila Pati

Camila Pati

Publicado em 14 de abril de 2014 às 08h40.

São Paulo - Quatro programas de bolsas de estudo para intercâmbio, oferecidos pelo Santander Universidades, estão com inscrições abertas. As bolsas são para estudar na Espanha, China, Argentina, Chile, Colômbia, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal.

As oportunidades são para estudantes de 100 universidades (públicas e privadas) conveniadas. Os critérios de seleção são de responsabilidade das instituições de ensino e as inscrições seguem até o mês de maio. Confira os programas e veja como se inscrever:

1 Programa Top España

A 4ª edição do programa oferece intercâmbio acadêmico de três semanas em curso de cultura e língua espanhola na Universidade de Salamanca.

Além do curso e do material de apoio, a bolsa inclui passagens áreas, hospedagem, translado e alimentação e os custos do certificado de conclusão. São 200 vagas e a viagem a Salamanca está prevista para o mês de agosto.

Como participar: o aluno deve estar matriculado em uma das 18 instituições de ensino participantes do programa. Mackenzie, Unesp, Unifesp, Unip e Unisinos estão na lista.

No site do Santander Universidades é possível conferir a lista das universidades conveniadas e imprimir a ficha de inscrição, que vai até o dia 25 de maio. O formulário deve ser entregue à área de Relações Internacionais da universidade, assim como os documentos necessários à inscrição.

2 Programa Top China

São 102 bolsas de estudo para cursos de três semanas em duas universidades chinesas: Universidade de Pequim e Shanghai Jiao Tong. O idioma inglês é a língua oficial do curso, que promete imersão na cultura chinesa.

Além dos custos integrais dos cursos, a bolsa inclui as passagens aéreas, translados, hospedagem e alimentação, material do curso e o certificado.

Para se candidatar, os estudantes devem estar matriculados em uma das instituições participantes e entregar o formulário e os documento, até 25 de maio no setor de Relações Internacionais da sua instituição.

São 24 universidades, ao todo. Entre elas estão a PUC-RJ, PUC-RS, Mackenzie, UNIP, Univale e Universidade de Caxias do Sul (UCS). A lista completa está no site do Santander Universidades. As viagens acontecem em agosto.

3 Programa de Bolsas Ibero-Americanas

São 1.060 bolsas que serão concedidas a estudantes por meio deste programa, que está na 4ª edição. Os alunos selecionados vão receber 3 mil euros para curso de até 6 meses em 141 universidades nos seguintes países: Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México, Uruguai, Peru, Porto Rico e Portugal. 

A quantia em dinheiro deve ser usada para os custos de transporte, hospedagem e alimentação. A bolsa para o curso é fruto do acordo entre as instituições brasileira e estrangeira.

A lista das faculdades e universidades brasileiras que participam do programa inclui instituições como FAAP, Fatec, FEI, Mackenzie, Metodista, PUC-SP, PUC-GO PUC-MG PUC-RS PUC-RJ, USP, UFBA, UFSCAR, Unesp, Unifesp, entre outras.

Os alunos também têm até 25 de maio para imprimir a ficha de inscrição no site do Santander Universidades e entregar no setor responsável da sua instituição.

4 Programa de Bolsas Luso-Brasileiras

Deste programa de estudos em universidades de Portugal podem participar apenas estudantes da rede pública de ensino superior. São 170 oportunidades divididas entre alunos de 23 instituições federais e também estaduais. Entre as instituições participantes estão: USP Unifesp, Unesp, UFSCAR, UNB, UFBA, UFRJ e UEPB.

A duração do intercâmbio é de até 6 meses e a bolsa é de 3,3 mil euros por estudantes para cobrir custos de transporte, hospedagem e alimentação. O investimento no curso é resultado de acordo entre as universidades de origem e destino.

A ficha de inscrição também está disponível no site do Santander Universidades e deve ser entregue na instituição de ensino junto com os documentos necessários até 18 de maio.

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoCarreira jovemCursos de idiomasCursos no exteriorEnsino superiorFaculdades e universidades

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman