Carreira

Como Warren Buffett transformou as relações na faculdade em sucesso financeiro

A universidade foi um período em que o bilionário assume que não se dedicava igualmente a todas as matérias, mas ele

 (Bank/NBCUniversal via/Getty Images)

(Bank/NBCUniversal via/Getty Images)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 17 de maio de 2025 às 07h21.

O bilionário Warren Buffett, com patrimônio próximo a US$ 170 bilhões, revelou um segredo pouco conhecido de sua trajetória: durante a faculdade, ele não se dedicava igualmente a todas as matérias. Em vez disso, buscava se conectar com poucos professores que despertavam interesse e curiosidade.

"Eu fui a três universidades diferentes e, em cada uma, encontrei duas ou três pessoas realmente excepcionais. Passei meu tempo com elas e não prestei muita atenção nas outras aulas", afirmou Buffett no encontro de acionistas da Berkshire Hathaway, realizado em maio de 2025.

Buffett começou a graduação na Wharton School, da Universidade da Pensilvânia, uma das mais renomadas escolas de negócios do mundo, mas sentiu que faltava algo. Após dois anos, transferiu-se para a Universidade de Nebraska, onde encontrou professores que o motivaram.

Calma na crise: o que Buffett viu em Greg Abel para escolhê-lo como sucessor

"Em Nebraska, não houve uma aula que me desapontasse. Estava próximo dos professores que realmente ensinavam, diferente da minha experiência anterior com aulas ministradas por alunos de pós-graduação", contou em entrevista de 2001.

A relação estreita com os professores foi ainda mais importante em sua pós-graduação na Columbia Business School, onde sua curiosidade e o interesse mútuo entre ele e seus mestres foram decisivos. "Encontrar professores que te escutam e inspiram é fundamental para o sucesso", resumiu Buffett.

Além dos professores, Buffett creditou grande parte de sua aprendizagem e sucesso à parceria com Charlie Munger, que foi braço direito do executivo até falecer em 2024. Munger, para Buffett, foi um “professor notável” que estimulava o pensamento crítico e profundo. "Ele sempre dizia que você não deve tomar uma posição até conseguir argumentar contra ela melhor do que quem discorda", relembrou Buffett.

Acompanhe tudo sobre:warren-buffettBerkshire Hathaway

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo