Carreira

Como um líder pode ajudar no sucesso do seu colaborador?

Em sua coluna semanal, Sofia Esteves fala das competências para o perfil de liderança que faz equipes bem-sucedidas

 (Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

(Caiaimage/Sam Edwards/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 22 de outubro de 2018 às 12h00.

Última atualização em 22 de outubro de 2018 às 12h00.

A boa liderança deve impulsionar o sucesso em uma organização, influenciar o trabalho e a eficiência no desempenho dos colaboradores. Para isso, precisa estar alinhada com à missão, visão e objetivos da empresa e estar sempre disposta a aprender e ensinar, contribuir para que todos ao seu redor estejam motivados e capacitados e buscar novas formas de alavancar os resultados através do trabalho em equipe e do direcionamento das tarefas.

Esse atual líder do mercado corporativo deve possuir atributos variados e diversas habilidades humanas, técnicas e também cognitivas, que certamente o ajudarão na tarefa de cumprir com os propósitos de carreira. A liderança precisa ser vivenciada diariamente e todos somos capazes de usar as ferramentas para fomentar o crescimento, tentar alternativas, para criar, para alcançar objetivos e metas.

E como contribuir para o sucesso de um colaborador? Já pensou em construir um plano de sucessão com um banco de liderança amplo e profundo, desenvolvendo estratégias relacionadas em como atrair, crescer e reter os melhores talentos e assim ajudar os profissionais a atingirem seu pleno potencial e estarem aptos para o próximo passo na hierarquia organizacional?

Existem competências atemporais necessárias aos líderes de toda a organização, independentemente de função, setor ou localização. Mas a maneira como são abordadas cada habilidade e o que precisa aprender ou enfatizar mudará à medida que se promove para níveis mais altos, enfrentando novos desafios.

De início, pode-se trabalhar na gestão de capital humano para o desenvolvimento de talentos, ou seja, coloque as pessoas em primeiro lugar e para que elas estejam alinhadas com os objetivos estratégicos corporativos, observe a equipe, veja realmente quem tem maior interesse e potencial, deixe-os expressar sobre seus pontos altos ou suas visões sobre a empresa a longo prazo, deixando-os projetar o próprio futuro.

Desenvolva o poder positivo da influência com foco no direcionamento de objetivos, inspirando e motivando. Essa habilidade ajuda a alinhar os esforços do time e a construir o compromisso de profissionais de todos os níveis. Não esqueça de sempre manter a equipe informada, pois um líder autoconfiante permite que todos saibam o que acontece em todos os setores da empresa, onde a transparência e o diálogo devem perpetuar.

Apresente também os planos futuros e onde cada colaborador pode se encaixar no grande cenário, gerando uma relação de confiança. Os erros também fazem parte e é importante na tomada de decisões, criando um ambiente onde se aprenda com eles e não resulte em simples punição. Então, vibre com as pessoas que se arriscam em uma nova ideia, mesmo que não tenham acertado na primeira tentativa e com isso adquirem lições valiosas que irão beneficiar a todos.

É fato que, para prosperar no clima atual das empresas, é necessário líderes criativos e capazes, que desenvolvam uma reputação de crescimento dos melhores desempenhos, que promova constantemente habilidades tão essenciais para o crescimento dos negócios e que propicie oportunidades para o colaborador enfrentar os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho!

Acompanhe tudo sobre:LiderançaDicas de carreiraTrabalho em equipe

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo