(Freepik)
Redatora
Publicado em 7 de agosto de 2025 às 14h11.
Criar conteúdo relevante nas redes sociais não é mais sobre adivinhar o que o público quer ver, é sobre ouví-los e entender quais são os seus desejos. E uma das fontes mais valiosas para isso está no setor de atendimento ao cliente online.
Seja por e-mail, chat ou redes sociais, as dúvidas que se repetem ali são pistas claras do que ainda precisa ser explicado. Quando comunicação e suporte trabalham juntos, o resultado é um conteúdo mais útil, alinhado com a jornada do consumidor e mais eficiente.
Transformar dúvidas em conteúdo é uma forma de antecipar necessidades. Se um cliente pergunta várias vezes como usar um produto ou não entende uma política de troca, isso mostra uma falha de comunicação que pode (e deve) ser resolvida com um post claro e objetivo.
Um estudo da Zendesk mostra que 70% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam soluções de autoatendimento claras, como: FAQs, tutoriais e conteúdo explicativo nas redes sociais.
Ao integrar dados de atendimento na pauta, é possível reduzir o número de dúvidas repetidas e melhorar a experiência do consumidor.
Além disso, esse tipo de conteúdo tem mais chances de gerar engajamento genuíno, já que toca em pontos reais da vida do público e, com isso, ele não apenas responde, mas também:
Reúna os principais temas que aparecem com frequência nas interações com clientes. Categorize por tipo de dúvida, produto ou etapa da jornada.
Dúvidas frequentes podem virar um carrossel explicativo, reels tutorial ou publicação com um passo a passo.
Nem toda questão precisa de um conteúdo denso. Às vezes, um story com enquete ou um destaque fixo resolvem a dor do cliente de forma rápida..
Publicou um post para responder uma pergunta comum? Acompanhe se o volume de dúvidas sobre isso caiu. Dados do Demand Metric mostram que 80% dos usuários de internet usam o conteúdo para se informar sobre um produto ou serviço.
Ao transformar o atendimento em uma escuta ativa e estratégica, o marketing deixa de atuar apenas com base em tendências genéricas e começa a criar conteúdo a partir da realidade do próprio negócio. É assim que se constrói uma comunicação mais inteligente, útil e verdadeiramente conectada com quem importa: o cliente.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.