O CFP aparece com cada vez mais frequência dentre os pré-requisitos trabalhar no mercado financeiro (Thinkstock/Thinkstock)
Jornalista
Publicado em 14 de abril de 2022 às 14h50.
Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h22.
Salários acima da média, bônus agressivos e realização profissional são apenas alguns dos motivos que, historicamente, levam milhares de profissionais a sonhar com um posto de trabalho no mercado financeiro. E, se por um lado o crescimento do mercado de capitais acelerou o surgimento de fintechs no país e tornou o setor ainda mais competitivo, por outro ele serviu para impulsionar as ofertas de vagas na área.
No momento em que esta reportagem está sendo escrita, por exemplo, o Linkedin soma mais de 500 anúncios de vagas apenas para trabalhar como assessor de investimentos. Instituições como BTG Pactual, Itaú e Nubank estão entre as anunciantes.
Enquanto a demanda por profissionais não para de crescer, a quantidade de interessados em ocupar essas vagas também aumenta. E, nesse contexto, as empresas têm de buscar bons critérios para encontrar e selecionar os candidatos mais capacitados.
É nesse momento que as certificações de mercado financeiro, como o CFP (Certified Financial Planner) ganham destaque. Utilizado internacionalmente para comprovar as habilidades do planejador financeiro (cargo cuja média salarial varia entre R$10 mil e R$20 mil), o CFP é visto como um grande diferencial no mercado brasileiro – que conta atualmente com pouco mais de 7 mil planejadores certificados). Não à toa, aparece com cada vez mais frequência dentre os principais pré-requisitos trabalhar na área.
Para conseguir o certificado, no entanto, além de possuir ensino superior completo; aderir ao código de ética da Planejar; e comprovar experiência prévia com atendimento ao cliente, os profissionais interessados devem ser aprovados na prova do CFP, cuja próxima edição acontece no início de maio.
Para ajudar os profissionais que sonham em conquistar a certificação mais importante do mercado financeiro, a EXAME Academy desenvolveu um curso preparatório para a prova em parceria com especialista em finanças Edgar Abreu.
Pioneiro em cursos preparatórios para certificações financeiras no país, Abreu é mestre em economia e conhecido por sua didática diferenciada, que já ajudou a aprovar mais 250 mil profissionais em certificações do tipo. Veja, abaixo, o feedback de um dos alunos.
Além de Abreu, o corpo docente do curso preparatório para o CFP da EXAME Academy é composto por outros nomes de peso e com vasta experiência no mercado financeiro, como Marcel Pordeus Reis, Renan Matos de Oliveira, Josiany Pimenta Muniz, Livia Pinto e Eduardo Pereira Pinto. Dentre as instituições por onde os professores já passaram, estão Citi Bank, HSBC, Itaú Unibanco, Banco Bradesco e Banco do Brasil.
Com mais de 800 questões comentadas em vídeo e três lives semanais com os professores, o curso é composto por oito módulos. Além disso, os alunos também têm acesso a um grupo de whatsapp exclusivo com os professores, que é destinado a tirar dúvidas, trocar experiências e aumentar a rede de networking.
Veja, abaixo, os temas de cada módulo.
Módulo 1: Planejamento Financeiro e Ética
Módulo 2: Gestão de Ativos e Investimentos
Módulo 3: Planejamento e Aposentadoria
Módulo 4: Gestão de Riscos e Seguros
Módulo 5: Planejamento Fiscal
Módulo 6: Planejamento Sucessório
Seja aprovado na próxima prova do CFP ainda em maio. Clique aqui e garanta a sua vaga!