Carreira

Como se preparar para a prova oral de concursos públicos?

Na hora da prova oral, só conhecimento teórico não garante a aprovação, é preciso demonstrar uma postura correta

Entrevista de Emprego (Getty Images)

Entrevista de Emprego (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de abril de 2012 às 11h41.

Como se preparar para a prova oral de concursos públicos?
Respondido por André Estefam, promotor de justiça e professor do Complexo Educacional Damásio de Jesus

Nos concursos de ingresso à Magistratura, ao Ministério Público, à Defensoria e à Advocacia Pública, há uma fase composta por questões objetivas, outra fase escrita, integrada por perguntas subjetivas, além da “temida” fase oral.

O candidato que foi aprovado nas etapas anteriores certamente está habilitado, quanto ao conhecimento técnico, para a prova oral. O momento, destarte, requer atenção especial à forma e à postura.

Isso não significa que os candidatos devam reduzir o ritmo dos estudos. Pelo contrário, numa comparação com a atividade de um atleta, esse é o instante do sprint final, no qual todas as energias devem estar concentradas no objetivo de ser aprovado no exame. Os candidatos não podem, todavia, focar apenas na leitura de textos doutrinários e jurisprudenciais. Antes, precisam dedicar particular atenção à técnica.

Sim, há uma técnica de exame oral. Ela começa pelo treino da postura, que deve ser respeitosa, circunspecta, mas, sobretudo, humilde.
Entre uma resposta completamente certa feita por um candidato arrogante (ou que se mostra, por sua postura, como tal) e outra, não tão acurada, dita por um candidato bem postado, humilde e respeitoso, a banca preferirá certamente a última.

A comissão examinadora se assemelha, em boa parte, ao setor de recursos humanos de uma grande empresa que procura pessoas vocacionadas e dispostas a “vestir a camisa” da companhia durante a entrevista de emprego.

Essas qualidades podem ser mostradas pelo candidato durante o questionamento inicial, quando, por exemplo, ele revela conhecimento profundo sobre os órgãos que compõem a instituição almejada ou, posteriormente, durante a entrevista reservada, quando mostra que sabe detalhes sobre a função desejada.

 

 
 
 
Promotor de Justiça. Assessor Jurídico do Procurador-Geral de Justiça de São Paulo. Professor de Direito Penal e Processo Penal no Complexo Educacional Damásio de Jesus.

 

 

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicosvagas-de-emprego

Mais de Carreira

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman

Sam Altamn diz que usou esta estratégia para viver sem arrependimentos: 'Arriscado é não tentar'