Carreira

Como pedir feedback ao chefe? Professor de português mostra melhor maneira

Tome cuidado com as suas palavras ao fazer um pedido de feedback! O professor Diogo Arrais ensina como redigir um e-mail para o chefe

Feedback: quer um feedback? (ArnoMassee/Thinkstock)

Feedback: quer um feedback? (ArnoMassee/Thinkstock)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 23 de outubro de 2018 às 12h21.

Feedback - termo estrangeiro muito comum no mundo corporativo - remete a uma resposta, à fonte emissora, sobre o resultado de uma ação, mensagem, trabalho; o que realimenta o processo.

No início da carreira, tendemos à ansiedade sobre o que estamos fazendo, a maneira como conduzimos um processo. Ansiosos, precisamos ter cautela para não haver o subentendido da insegurança ou do excesso da bajulação.

Veja o texto abaixo:

"Inicialmente, muito obrigado pela oportunidade de trabalhar com vocês. Daqui uma semana, 3 meses que faço parte desse time, e penso ser de bom proveito ter um retorno quanto ao serviço prestado.

Desse modo, gostaria de saber se estão satisfeitos com meu trabalho e o que posso fazer melhorar o meu ofício. Isso é muito importante para que eu possa melhorar e crescer sempre.

Mais uma vez, obrigado pela oportunidade, tenho aprendido cada dia mais com vocês."

Ao fim de um texto escrito, procure sempre revisar ideias e tópicos gramaticais. Na dúvida, encaminhe também a alguém mais experiente, pois isso pode evitar ruídos, prejuízos.

Chefes - em princípio - são pessoas muito ocupadas, têm agendas lotadas. Ao entrarmos em contato, precisamos refletir se determinadas as palavras e os parágrafos são necessários (mesmo aquele educado "bom-dia" pelo WhatsApp pode desgastar, caso não haja a liberdade para o acesso a essa forma de comunicação urgente).

No trecho de e-mail destacado acima, não há necessidade de "inicialmente"; a gratidão poderia ter sido acompanhada do sinal exclamativo; expressões futurísticas devem fazer o uso da preposição "a", como "daqui a"; existe repetição desnecessária sobre o "agradecer aos colegas" e sobre o verbo "melhorar. Em suma, faltam a brevidade, as adaptações à norma gramatical e a ênfase no vocábulo prestativo de um profissional seguro do que faz. A ideia - na comunicação com superiores e inferiores - é deixar a boa impressão.

Se a decisão for realmente a do envio do e-mail, sugere-se algo simples, direto, respeitoso:

"Já se passaram três meses de meu trabalho aqui, na ABCDE TECNOLOGIA. São dias honrosos, em que objetivo sempre a constante evolução, o foco na produtividade e o trabalho em equipe.

Muito obrigado,

Silva Sousa"

Um grande abraço, até a próxima e inscreva-se no meu canal!

DIOGO ARRAIS
http://www.ARRAISCURSOS.com.br
YouTube: MesmaLíngua
Autor Gramatical pela Editora Saraiva
Professor de Língua Portuguesa

Acompanhe tudo sobre:ChefesComunicaçãoDicas de carreiraDicas de PortuguêsFeedback

Mais de Carreira

Ele é júnior com salário de sênior: veja quem é o profissional que as empresas brigam para ter

Estas são as três profissões mais valiosas até o final da década; veja se a sua está na lista

Como usar a gamificação para transformar o engajamento da sua equipe

5 tipos de vampiros emocionais e como eliminá-los da sua vida