Grupo de três pessoas segura smartphones nas mãos. (Divulgação / Getty Images)
Redatora
Publicado em 24 de julho de 2025 às 15h30.
As gerações Millennials e Z cresceram em um mundo conectado, diverso e repleto de crises, do clima à economia. Por isso, seu consumo não é movido só por preço ou status, mas por valores.
Essas gerações compram de marcas que defendem o que acreditam, evitam a falsa sustentabilidade e cobram coerência entre discurso e prática. O consumo se tornou político, afetivo e coletivo.
Um relatório da Nielsen mostrou que 73% dos Millennials estão dispostos a pagar mais por marcas sustentáveis.
Já a Gen Z, segundo estudo da McKinsey, valoriza empresas que representam suas causas como diversidade, bem-estar mental e responsabilidade ambiental.
Nesse cenário, o marketing tradicional precisa se adaptar. A comunicação precisa ser transparente, horizontal e autêntica.
A Skol, por exemplo, repaginou sua narrativa ao assumir erros do passado e apostar em campanhas inclusivas.
Já a Sephora Brasil lançou ações com influenciadores trans e negros fora dos meses de “representatividade obrigatória”, reforçando o compromisso com diversidade o ano inteiro.
Outro bom exemplo é a Patagonia, que não apenas defende a preservação ambiental, mas incorpora isso ao negócio. Isso gera fidelidade emocional, não só comercial.
Seja qual for o tamanho da empresa ou o estágio da sua carreira, acompanhar — e aplicar — as tendências do mercado pode ser o diferencial que o separa da concorrência.
De olho nisso, a EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Marketing: Branding e Performance.
Esse é um treinamento virtual e com certificado, apresentado por Leonardo Cirino, que revela o caminho para conquistar uma posição de liderança nas áreas de Marketing. Durante o treinamento, os alunos irão aprender como:
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo com Cirino), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.