Redatora
Publicado em 16 de maio de 2025 às 10h14.
Em ambientes de produção altamente exigentes, onde o desempenho é monitorado de forma constante, a tomada de decisões baseada na inteligência emocional pode alterar trajetórias profissionais.
Foi o que aconteceu com Jeff Haden, autor de uma reportagem publicada na Inc. Haden foi escolhido por seu supervisor para substituir temporariamente um colega de equipe.
Mais adiante, tornou-se o operador substituto oficial do turno. A decisão não se baseou em critérios técnicos tradicionais, mas sim em uma leitura sensível e estratégica de seu comportamento.
Seu supervisor identificou o que a psicologia chama de “ilha de competência”: uma habilidade específica onde o profissional se destaca, mesmo que apresente limitações em outras áreas.
Essa estratégia, ancorada em princípios da inteligência emocional, tem se mostrado uma das mais eficazes para o desenvolvimento de talentos.
A capacidade de identificar essas ilhas de competência tem ganhado importância. Líderes que conseguem mapear pontos fortes em suas equipes promovem não apenas melhor desempenho individual, mas também transformações no clima organizacional.
Isso ocorre porque a autoconfiança, fundamental para a performance, é construída em contextos onde as habilidades são vistas e valorizadas.
A prática de identificar e estimular os pontos fortes, em vez de apenas tentar corrigir deficiências, é respaldada por evidências científicas.
A inteligência emocional aplicada ao desenvolvimento de equipes envolve escuta ativa, empatia e observação comportamental.
Mapear ilhas de competência exige tempo, convivência e sensibilidade. Mais do que isso, exige uma visão de que os colaboradores estão em constante formação, e não são produtos acabados.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.