Carreira

Como identificar um líder tóxico pelas palavras que ele usa? Essas três frases são sinais de alerta

Palavras e tom usados por líderes moldam culturas. Estudo mostra o impacto da comunicação tóxica na gestão

Chefes tóxicos podem prejudicar a produtividade e a saúde mental dos funcionários (Freepik/Divulgação)

Chefes tóxicos podem prejudicar a produtividade e a saúde mental dos funcionários (Freepik/Divulgação)

Guilherme Santiago
Guilherme Santiago

Content Writer

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 15h37.

A forma como um líder se comunica é tão estratégica quanto os números que apresenta.

Zach Mercurio, pesquisador sênior do Centro de Significado e Propósito da Universidade Estadual do Colorado, alerta que algumas frases, aparentemente banais, podem se tornar um veneno silencioso na cultura organizacional. As informações foram retiradas do site da CNBC.

Frases ameaçadoras revelam modelos de liderança ultrapassados

“Não se esqueça de que você é substituível”, “Ninguém virá te salvar” e “Você tem que provar seu valor” são exemplos de declarações que, segundo ele, minam a autoestima, o valor próprio e o senso de capacidade das pessoas.

Essas frases, muito comuns em ambientes de gestão ultrapassada, refletem um modelo de liderança pautado na ameaça e na insegurança.

Embora muitos líderes ainda acreditem que esse tipo de comunicação funcione como um alerta para a produtividade, o efeito é justamente o oposto.

"Quando as pessoas se sentem substituíveis, tendem a agir como tal. Elas não aparecem, não vêm... na verdade, se esforçam menos"afirma Mercurio

A prática revela um dilema crítico para quem ocupa posições de liderança: como exigir desempenho sem recorrer à intimidação?

Seja um líder de alta performance com esse treinamento

Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.

Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.

E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.

Acompanhe tudo sobre:Branded Marketing LiderançaBranded Marketing

Mais de Carreira

Esta neurocientista americana criou técnica de 5 minutos que ajuda a manter o foco mesmo sob pressão

As estratégias de produtividade da CEO de 39 anos: ‘Estou sempre procurando comprar tempo de volta’

Para influenciar outras pessoas, use estas 6 frases, diz especialista: ‘Palavras fazem a diferença’

Este é o sinal de alerta número 1 em funcionários, segundo CEO: ‘Trabalhar com eles nunca dá certo’