Carreira

Como estudar de graça no Japão (e sem falar japonês fluente)

Governo do Japão oferece 6 modalidades de bolsas de estudo para brasileiros e apenas uma delas tem como requisito obrigatório falar japonês

 (Goryu/Thinkstock)

(Goryu/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de maio de 2017 às 19h00.

Última atualização em 10 de maio de 2017 às 19h00.

A primeira coisa que vem à mente quando pensamos em Japão é tecnologia. Não à toa, boa parte das bolsas disponíveis para estrangeiros que queiram estudar no país são nesta área. Mas não apenas: há oportunidades para quem deseja estudar ciências humanas, direito e até economia, além de língua e cultura japonesa e cursos específicos para professores. Em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil, o governo Japonês oferece as bolsas MEXT (do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão).

Todas as bolsas MEXT garantem, além da isenção das anuidades dos cursos, também passagem de ida e volta para o país, curso de língua japonesa e um valor para manutenção do estudante no país – que pode variar entre 3 e 5 mil reais mensais.

As candidaturas devem ser feitas através dos consulados ou embaixadas do Japão no Brasil (localizados nas cidades de São Paulo, Belém, Recife, Curitiba, Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e Porto Alegre) ou através de recomendação das universidades japonesas. Os pré-requisitos variam para cada modalidade, mas brasileiros que possuam dupla nacionalidade japonesa não são elegíveis para estas bolsas.

Confira as modalidades de bolsas oferecidas e veja qual se encaixa melhor com o seu perfil. Algumas delas estão com inscrições previstas para maio e junho de 2017. Outras, para professores e estudantes de japonês, só abrirão em 2018 – mas já dá para manter no radar e ir se preparando.

Mais detalhes sobre as inscrições e os requisitos no site Study in Japan.

Bolsas MEXT: Confira as modalidades

Pesquisa e Pós-Graduação

Inscrição: 2 a 31 de maio

Com duração de 2 ou 3 anos, o programa é voltado a jovens de até 34 anos que desejem realizar pesquisas em universidades japonesas. Oferece a oportunidade de cursar mestrado e/ou doutorado, caso o estudante seja aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. É necessário possuir graduação completa ou estar no último ano de graduação, comprovar proficiência em inglês ou japonês e apresentar projeto de pesquisa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.

Graduação

Inscrição: 1 a 30 de junho

Voltado para estudantes com ensino médio completo que desejam cursar a graduação em uma universidade japonesa, nas áreas de ciências naturais, sociais e humanas. A duração varia entre 5 e 7 anos, e, para ser admitido, é preciso ter entre 17 e 21 anos e ter bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

Escola Técnica

Inscrição: 1 a 30 de junho

A Escola Técnica no Japão oferece cursos em diversas áreas da engenharia e ciências tecnológicas, com alto nível de excelência. Com duração de até 4 anos, é preciso ter ensino médio completo e bom domínio da língua inglesa ou japonesa.

Curso Profissionalizante

Inscrição: 1 a 30 de junho

De curta duração, as escolas profissionalizantes oferecem cursos de até 3 anos em áreas específicas, como nutrição, administração e tecnologia, visando a inserção rápida de jovens no mercado de trabalho. Entre os pré-requisitos estão ter entre 17 e 21 anos, ensino médio completo e bom domínio de inglês ou japonês.

Treinamento para Professores

Inscrição: fevereiro e março de 2018

Voltado para a realização de pesquisas em universidades japonesas na área de educação escolar, o curso é oferecido para profissionais da área de educação em nível fundamental ou médio, incluindo professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores. O programa tem duração de um ano e meio e, entre os candidatos devem possuir bom nível de inglês ou japonês, nível superior ou magistério completo e experiência profissional de até cinco anos.

Língua e Cultura Japonesa

Inscrição: fevereiro e março de 2018

Direcionados a estudantes universitários do curso de Letras, oferece a oportunidade de aprofundamento no idioma e na cultura japonesa. É necessário ter nível intermediário de japonês e estar matriculado em um curso superior.

*Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar

 

Acompanhe tudo sobre:Bolsas de estudoCursos no exteriorJapão

Mais de Carreira

6 indicadores financeiros para falar de igual para igual com o CFO da empresa

Você é capaz de falar de igual para igual com o c-level da sua empresa? Descubra nesse quizz

Por que a palavra 'nunca' foi uma estratégia de foco para a Netflix

Klabin abre 50 vagas para estagiários de diferentes regiões do Brasil