(Anton Vierietin/Getty Images)
Redatora
Publicado em 21 de maio de 2025 às 10h29.
David Miller, fundador da Alchemy of Scale e mentor de CEOs em busca de crescimento sustentável, viu sua estratégia de investimento ser sabotada por um corretor de fundos que ignorou todas as diretrizes da empresa.
Em questão de segundos, o fundo faliu. O impacto foi brutal: além das perdas financeiras, a crise corroeu a reputação do executivo e desfez laços construídos ao longo de 15 anos com clientes e colaboradores.
Em um setor como o financeiro, onde confiança é a moeda mais valiosa, o abalo foi profundo e quase irreversível. As informações foram retiradas da Inc.
Nos cinco anos seguintes ao colapso, Miller reagiu com intensidade: aumentou a carga de trabalho, tentando compensar as perdas e sustentar a operação.
Sua obsessão por resultados manteve a receita em ascensão, mas levou à falência pessoal. Ele se distanciou da família, foi excluído de atividades comunitárias e mergulhou num ciclo de exaustão e culpa.
Essa reação, segundo o próprio executivo, foi uma tentativa inconsciente de esconder o verdadeiro problema: a quebra da confiança, principalmente a que depositava em si mesmo.
A experiência revelou que a infraestrutura invisível dos negócios — composta por elementos como confiança, energia e resiliência — pode ser ainda mais frágil que os processos formais e os sistemas de gestão.
Apesar de não ter cometido diretamente o erro que afundou o fundo, Miller assumiu a responsabilidade como CEO. Optou por acordos judiciais, indenizou clientes com recursos próprios e, eventualmente, vendeu a empresa para os próprios funcionários.
“A decisão de se afastar”, diz ele, “foi o ato mais difícil — e também o mais nobre — de liderança”.
Um gesto que colocou o bem-estar coletivo acima do ego pessoal.
Esse processo de reconstrução, marcado por práticas de autocuidado e meditação, levou à fundação de um novo negócio, com faturamento de oito dígitos e muito mais equilíbrio de vida.
Mais do que retomar a carreira, Miller transformou sua dor em método. Hoje, ensina CEOs e empreendedores a desenvolverem uma liderança centrada na confiança.
Tendo em vista a missão de capacitar empreendedores e líderes brasileiros, a EXAME se une à Saint Paul para apresentar o Pré-MBA em Liderança e Gestão, um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para ser um líder mais completo – com habilidades técnicas, interpessoais e estratégicas.
Durante o treinamento, os alunos irão descobrir qual o perfil de líder mais procurado pelas empresas, o que todo líder de alta performance precisa dominar e o caminho para alavancar a carreira para cargos de alta liderança a nível internacional. Todo esse conteúdo, que soma três horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.
E não há barreiras para acompanhar. A iniciativa é virtual – isto significa que é possível acompanhar o treinamento de qualquer local do mundo. Além disso, o pré-MBA dá direito a certificado de participação, assinado pela EXAME e Saint Paul, para incluir no currículo.