*Por Rodrigo Miranda, estudante de MBA na Universidade Cornell
Como é o dia tipico de um estudante de MBA em Cornell? Essa é uma das perguntas mais frequentes que eu recebo. O que esperar da rotina de um curso de MBA? Em poucas palavras, a vida do estudante de MBA (a.k.a MBA Candidate) se resume a três atividades principais:
A – Atividade acadêmica: aulas e muito estudo
B – Networking: eventos corporativos com empresas
C – Lazer: festas e viagens!
Abaixo, descrevo como é um dia típico, de forma geral, de um aluno de MBA em Cornell durante os três primeiros meses de curso:
Segunda-feira:
07h30 – Acordar e se preparar para encarar um dia longo da escola, não esquecendo de levar o paletó para participar dos eventos corporativos e não esquecendo de empacotar o almoço – comer todo dia no refeitório (US$~10/refeicao) sai caro! Com a mochila pronta, caminho até Cornell. Eu moro num alojamento chamado CTT, que é bem proximo da escola.
08h40 às 14h – Aulas de três disciplinas, incluindo uma curta pausa para o almoço. O sistema de aulas aqui é interessante: são seis matérias durante 3 meses, sendo três matérias na primeira metade e três matérias na segunda metade do trimestre. Essas seis compõem o chamado “core”, que são disciplinas obrigatórias para todos: contabilidade, economia, marketing, managerial finance, pensamento crítico e estratégia empresarial. Entre essas matérias, Cornell se destaca muito em finanças, economia e contabilidade, e por esse motivo os principais bancos americanos gostam de recrutar alunos daqui.
15h às 18h – Tomar café (um a um) com representantes de diversas empresas que vêm nos visitar no campus, interessadas nos talentos; e também estudar para as aulas do dia seguinte, fazer exercícios, resolver cases dados em sala de aula e preparar currículo. Muita gente também reserva um tempo para fazer esportes.
18h às 21h – Jantar com empresas que vem nos visitar no campus, palestras de empresas, mais estudos, participar de reuniões dos clubes e etc.
E o lazer onde fica? Temos tempo para nos divertir também. Cornell fica em Ithaca. A cidade é muito bonita, com muitas cachoeiras, florestas e plantações. É bastante pequena e tem ares de cidade do interior. Veja fotos aqui. Está próxima de Niagara Falls e da fronteira com o Canadá. Além disso, a cidade fica próxima a New York City, que é um destino principal dos alunos durante finais de semana prolongados. NYC fica a cerca de 4 horas e meia de ônibus ou 1 hora em voo regular.
Sobre o autor – Rodrigo Miranda é formado em Engenharia Aeronáutica pelo ITA, poliglota, tem 8 anos de experiência como engenheiro em diversos países e hoje é parceiro no ToeflNetwork, empresa que prepara alunos para o TOEFL. Está cursando MBA na Universidade Cornell, com formação prevista para 2017.
-
1. O custo do MBA nas melhores e mais difíceis escolas dos EUA
zoom_out_map
1/22 (Thinkstock)
São Paulo - Com nota média de 730 no GMAT (Graduate Management Admission Test) entre os aprovados, a escola de negócios de
Stanford é - entre as melhores dos Estados Unidos segundo
ranking 2015 da Forbes - a mais difícil de entrar: apenas 7% dos candidatos que tentam conseguem. Com o mesmo nível de exigência no GMAT, exame mais utilizado nos processos de admissão dos programas de
MBA internacionais,
Harvard aceita apenas 12% dos inscritos na seleção e é ainda mais cara do Stanford: 139 mil dólares de mensalidade anual. Em Stanford, os custo anual é de 126 mil dólares. De acordo com esta lista, estudar em uma das melhores escolas dos Estados Unidos não sai por menos de 95 mil dólares por ano e ainda exige uma nota no GMAT, pelo menos, maior do que 700. Confira, nas fotos, os custos, os índices de aprovação e as médias no GMAT das 20 escolas mais difíceis de entrar dos Estados Unidos.
-
2. 1. Stanford Graduate School of Business
zoom_out_map
2/22 (Thinkstock)
-
3. 2. Harvard Business School
zoom_out_map
3/22 (Kris Snibe/Harvard)
-
4. 3. Booth School of Business
zoom_out_map
4/22 (Divulgação)
-
5. 4. Wharton School
zoom_out_map
5/22 (Divulgação)
-
6. 5. Haas School of Business
zoom_out_map
6/22 (Divulgação)
-
7. 6. Tuck School of Business
zoom_out_map
7/22 (Divulgação/Facebook/Tuck School)
-
8. 7. Yale School of Management
zoom_out_map
8/22 (Wikimedia Commons/ Nick Allen)
-
9. 8. Kellogg School of Management
zoom_out_map
9/22 (Divulgação/Facebook/Kellogg)
-
10. 9. Columbia Business School
zoom_out_map
10/22 (Divulgação/Facebook/Columbia Business School)
-
11. 10. Leonard N Stern School of Business
zoom_out_map
11/22 (Divulgação)
-
12. 11. UC Davis Graduate School of Management
zoom_out_map
12/22 (Divulgação/Facebook/ UC Davis)
-
13. 12. Sloan School of Management
zoom_out_map
13/22 (Wikimedia Commons)
-
14. 13. UCLA Anderson School of Management
zoom_out_map
14/22 (Divulgação)
-
15. 14. Darden School of Business
zoom_out_map
15/22 (Thinkstock)
-
16. 15. Stephen M. Ross School of Business
zoom_out_map
16/22 (Wikimedia Commons)
-
17. 16. Fuqua School of Business
zoom_out_map
17/22 (Divulgação)
-
18. 17. Olin Business School
zoom_out_map
18/22 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
-
19. 18. McCombs School of Business
zoom_out_map
19/22 (Divulgação)
-
20. 19. Mendoza College of Business
zoom_out_map
20/22 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
-
21. 20. Kenan-Flagler Business School
zoom_out_map
21/22 (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
-
22. Agora, confira as universidades do Brasil mais respeitadas por empregadores, segundo a Folha
zoom_out_map
22/22 (Thinkstock)
* Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar