Liderança mediadora: por meio de intervenções intencionais e planejadas, é possível transformar a equipe em uma organização que continuamente aprende e evolui (Sorbetto/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 7 de abril de 2017 às 15h18.
Última atualização em 19 de abril de 2017 às 18h45.
Muitas empresas estão preocupadas em ganhar espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado. Atrair, desenvolver e manter talentos pode ser o segredo do sucesso. “Nesse contexto, a liderança mediadora surge como uma importante contribuição para formar equipes engajadas, aptas a tomar decisões e resolver problemas com criatividade e inovação”, afirma Ulisses Defonso Matanó, gerente de unidade do Senac São Paulo.
A liderança mediadora é uma filosofia de vida e de trabalho baseada na crença de que todo funcionário é capaz de aprender e alcançar níveis mais altos de eficiência e eficácia. Por meio de intervenções intencionais e planejadas, esse líder transforma o ambiente de trabalho em uma organização que continuamente aprende e evolui.
“Ele cria o hábito nos funcionários de verificar se todas as informações foram levantadas e apuradas antes de tomar uma decisão ou resolver um problema, pois a quantidade e qualidade das informações são fatores determinantes para respostas assertivas e definitivas”, diz Ulisses no vídeo abaixo, em que explica os benefícios da liderança mediadora.
Para ajudar na formação de líderes mediadores, o Senac criou o Programa Senac de Desenvolvimento de Líderes. O objetivo é apresentar a possibilidade de uma educação continuada para apoiar empresas preocupadas em aprimorar as competências de seus gestores. Oferece recursos para o desenvolvimento de uma liderança que tenha como meta alcançar resultados positivos em situações adversas e driblar desafios.
A programação inclui a abordagem de temas como gestão de carreira, habilidades de liderança, administração de conflitos em equipes, marketing pessoal, gestão do tempo e obtenção de resultados, além de coaching para o autodesenvolvimento e a gestão de pessoas.