Ilustração de relógio (Getty Images / CSA Images)
Redatora
Publicado em 16 de outubro de 2025 às 16h14.
Controlar emoções em ambientes de pressão é o que separa profissionais promissores de líderes realmente prontos para cargos maiores. Mas, afinal, é possível desenvolver inteligência emocional de forma prática e rápida?
Segundo um estudo recente publicado na Psychological Reports e analisado pela jornalista Jessica Stillman, a resposta é sim. Três minutos de respiração consciente podem mudar completamente a forma como você reage a situações difíceis. As informações foram retiradas de Inc.
O estudo conduzido com universitários expôs os participantes a imagens emocionalmente perturbadoras. Em duas sessões distintas, eles foram instruídos a observar suas reações naturais ou suprimir conscientemente os sentimentos.
Mas havia a diferença de que em uma das sessões, os participantes praticaram um exercício de respiração por três minutos antes do teste.
A técnica utilizada foi o “box breathing”:
No dia a dia profissional, aparecem testes todos os dias, como feedbacks negativos, reuniões tensas, pressão por resultados, falhas de comunicação. E, muitas vezes, não temos como mudar o que acontece ao redor, mas podemos escolher como reagir.
É exatamente essa liberdade que a respiração oferece, uma pausa consciente entre estímulo e reação.
No fim das contas, dominar a inteligência emocional é dominar a si mesmo. Esse curso é uma oportunidade gratuita para aprender a se automotivar diante de dificuldades, manter o equilíbrio em momentos de alta pressão e liderar com empatia e impacto.
Se você quer transformar suas emoções em um diferencial competitivo, esta é a hora de dar o próximo passo. O curso online gratuito Inteligência Emocional é a oportunidade de desenvolver habilidades que podem transformar sua carreira.