(Freepik/Divulgação)
Redatora
Publicado em 13 de novembro de 2025 às 11h11.
A inteligência artificial já não é mais uma tendência do futuro, ela está transformando os negócios de maneira irreversível. Muitos executivos ainda tratam a IA como uma função complementar, integrando chatbots e automação de relatórios.
Mas, assim como as empresas do passado precisaram adaptar seus modelos digitais, aquelas que não colocarem a IA como base de sua estrutura correm o risco de ficarem para trás. As informações foram retiradas de Inc.
Ter uma abordagem AI-First significa mais do que apenas implementar novas ferramentas de IA.
Trata-se de repensar como seus produtos e processos operam com a inteligência artificial no centro, mudando a forma como a informação é processada, decisões são feitas e tarefas são executadas.
Entender a diferença entre automação e agência é fundamental. A automação busca realizar tarefas mais rapidamente e com menor custo. A agência, por outro lado, envolve delegar decisões, coordenar ações e até gerenciar outros softwares.
As empresas que já entenderam essa diferença estão reorganizando seus fluxos de trabalho, com a IA no centro, criando agentes autônomos que ajudam a realizar tarefas de forma mais inteligente.
Para ser uma empresa AI-First, três elementos são fundamentais:
Transformar sua empresa em AI-First não é apenas um desafio técnico, é cultural. Você precisa repensar como a IA interage com os colaboradores e com os processos da empresa.
A liderança precisa adotar novos modelos de governança e estabelecer limites claros sobre onde e como a IA pode ser aplicada.
Com a AI-First, as empresas ganham uma vantagem competitiva crucial: a capacidade de tomar decisões mais rápidas e precisas.
Essa abordagem estratégica pode ser o divisor de águas entre empresas que competem em "velocidade humana" e aquelas que se movem à velocidade das máquinas. Transforme sua organização com a IA no centro e se prepare para o futuro.
O Na Prática nasceu com a missão de transformar o potencial de jovens em resultados concretos para suas carreiras e para o Brasil.
O curso Execução de Alta Performance é um dos programas mais completos para quem busca sair da estagnação e crescer com consistência.
Tudo o que você ganha ao se inscrever: