Carreira

Como agradecer ou elogiar no ambiente de trabalho - sem ser piegas

Evite supervalorizar as atitudes dos chefes ou colegas de trabalho com elogios vazios e presentes caros

Escrever um e-mail é a maneira mais simples de agradecer ou elogiar (Rick Becker-leckrone/Dreamstime.com)

Escrever um e-mail é a maneira mais simples de agradecer ou elogiar (Rick Becker-leckrone/Dreamstime.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 13h17.

São Paulo – Mostrar gratidão não precisa ter data ou ocasião especial. Cumprimentos a respeito de uma tarefa bem realizada ou pela conquista de um projeto devem ser dados mesmo se a empresa tiver uma cultura organizacional mais rígida.

Romaly de Carvalho, professora de Etiqueta Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV), afirma que os bajuladores de plantão correm o risco de serem rotulados como pessoas falsas no ambiente de trabalho.

“Profissionais que dão presentes sem motivo ou supervalorizam as atividades dos chefes o tempo todo tendem a misturar as questões pessoais e profissionais. E acabam exagerando no marketing pessoal”, explica.

Uma maneira simples e eficaz de agradecer um cliente, colega de trabalho ou chefe é mandar um “muito obrigado” por escrito em um cartão ou por e-mail.

O mais importante é dar o tom do agradecimento correto, enfatizando os feitos e não se estender demais, para que o efeito não seja negativo.

Recomendações no LinkedIn, por exemplo, também são válidas para demonstrar gratidão. Mas há ressalvas. “É preciso ter muito cuidado com as palavras, para que os elogios não soem vazios. Ressalte o que realmente ocorreu e o que você aprendeu com a pessoa”, afirma a especialista.

Algumas ocasiões, como quando o colega é promovido, podem servir de gancho para agradecer e parabenizar, mesmo que você não seja muito próximo daquela pessoa.  Este pode ser um ótimo meio para estreitar o contato com o colega.


Agora, se a ideia é presentear, cuidado com o valor dos presentes. Romaly aconselha a não presentear com objetivos muito elevados - situação semelhante aos amigos secretos de fim de ano. 

Acompanhe tudo sobre:carreira-e-salariosComportamento

Mais de Carreira

“Tristeza pós-férias”: como lidar com a ansiedade e recuperar a motivação no trabalho

Trump encerra programas de diversidade no governo federal

Esses são os 4 perfis de funcionários – qual você é?

Ele foi coach dos maiores CEOs e revela truque que pode mudar a forma como você toma decisões