Carreira

Com inflação em alta, trabalhador brasileiro escolhe restaurante com café grátis para almoçar

Segundo pesquisa da Sodexo, 72,82% dos brasileiros passaram a escolher estabelecimentos que oferecem a bebida gratuitamente após a refeição para driblar a alta dos preços

Xícara de café: hábito nacional (Getty Images/Reprodução)

Xícara de café: hábito nacional (Getty Images/Reprodução)

O cafezinho depois do almoço é uma tradição — e estratégia de produtividade — para muita gente. Mas, com a inflação em alta esse hábito tem pesado no bolso do trabalhador brasileiro. 

VEJA TAMBÉM:

Atualmente, realizar uma refeição completa fora de casa não sai por menos de R$ 40,64, em média. Sendo que o cafezinho representa 10,68% do total.

Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador (ABBT), uma refeição completa considera prato principal, sobremesa, bebida e café. 

Diante disso, 72,82% dos brasileiros passaram a escolher estabelecimentos que oferecem café grátis após a refeição para driblar a alta dos preços. Pelo menos é isso que aponta uma pesquisa da Sodexo, empresa de benefícios, que ouviu 3.296 brasileiros entre os dias 13 e 15 de julho.

Segundo o levantamento, uma minoria prefere ir a alguma cafeteria e pagar pelo café (22%). Já outras pessoas escolhem um restaurante que oferece a bebida paga após a refeição (5,19%).

Café é fator de produtividade

Segundo a pesquisa, 45% dos trabalhadores afirmam sentir muita necessidade de tomar café após o almoço; 32,92% sentem pouca necessidade e 21,72% não gostam da bebida.

Neste recorte, quando questionados se mesmo aumentando o valor da refeição estariam dispostos a pagar pelo café, 61,41% disseram não optar pelo café ao comprometer o saldo do vale-refeição.

No entanto, 38,59% disseram que mesmo aumentando o valor da refeição estão dispostos a pagar pela bebida.

Com o aumento dos preços, entre 2020 até agora, o vale-refeição passou a durar menos tempo caindo de 18 dias para apenas 13 dias.

"Esse é um dos motivos que levaram os brasileiros a selecionarem a opção do restaurante com café grátis, como estratégia para fazer o valor do benefício render até o final do mês e ao mesmo tempo não ter que abrir mão dessa bebida considerada paixão nacional", diz Antonio Alberto Aguiar (Tombé), diretor executivo de estabelecimentos da Sodexo Benefícios e Incentivos.

Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:BenefíciosInflaçãoCafé

Mais de Carreira

'Jamais saia de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta número 1', diz especialista

Cinco plataformas de IA pouco conhecidas que estão viralizando fora do país

Você vai perder seu emprego? Estudo da Indeed mede o impacto da IA em diferentes profissões

Ciência diz que esta simples pergunta revela a verdadeira personalidade de um candidato a emprego