Avaliações dissertativas serão realizadas na parte da manhã: redação será aplicada apenas para o bloco 8; já candidatos dos blocos de 1 a 7 contarão com uma questão dissertativa (kali9/Getty Images)
Repórter
Publicado em 17 de agosto de 2024 às 08h10.
Neste domingo, 18, o Concurso Nacional Unificado será realizado em todo o Brasil em 228 cidades. Foram mais de 2,1 milhões de inscritos que irão concorrer a 6.640 vagas no setor público.
O concurso foi dividido em blocos (de 1 a 8) e a prova será realizada em turnos (matutino e vespertino).
No período matutino, além das questões objetivas, haverá uma questão dissertativa para os candidatos do bloco (1 ao 7) e uma redação para os candidatos do bloco 8.
Considerando o estilo da banca examinadora (Cesgranrio) e o próprio perfil da prova do CNU, para essa redação dos candidatos do bloco 8, Rodolfo Gracioli, professor de redação do Estratégia Concursos, afirma que há uma grande possibilidade da banca examinadora selecionar uma temática de caráter social.
“Provavelmente será um tema que possibilite uma análise crítica sobre causas e consequências de um problema, bem como as estratégias de solução e a tão importante intervenção”, afirma o professor.
Além disso, Gracioli afirma que é provável que o tema permeie uma análise sobre a questão das políticas públicas e do próprio papel do Estado na abordagem em questão.
“Importante considerar conceitos, expressões e terminologias como cidadania, democracia, isonomia, diversidade, inclusão, justiça social, direitos humanos, dignidade da pessoa humana ou equidade é importante para alavancar a análise crítico-reflexiva com a devida fundamentação.”
Considerando essas possibilidades, o professor de redação traz como sugestão estudar os seguintes temas para a redação do bloco 8:
“É certo que o tema tende a dialogar diretamente com a realidade brasileira por conta do próprio perfil de prova. Por isso, compreender o protagonismo do Brasil na agenda ambiental; problematizar o cenário de violência generalizada e violação de direitos humanos ou discutir os desafios dos grandes centros urbanos acaba sendo estratégia interessante para uma proposta de redação”, afirma Gracioli.
Há ainda elementos relevantes para fundamentação, independente do tema. Segundo Gracioli, utilizar os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (além do 18º ODS que o Brasil se voluntariou – Igualdade Étnico-Racial) é de peso estratégico para a abordagem de variados temas.
As 17 ODS:
Importante ainda levar alguns dados sobre os principais temas, afirma o professor de redação do Estratégia Concursos:
(Dados extraídos do Censo Demográfico de 2022 – IBGE)
“Portanto, há uma inclinação da prova para problematização de um tema do cotidiano, de ampla visibilidade e repercussão. Ainda assim, no histórico da banca encontramos áreas como o mundo do trabalho, saúde mental e educação.", diz. "O que não pode faltar na produção textual é uma análise aprofundada e descritiva, sem prolixidade, de preferência levando para a redação uma abordagem jurídica, diferente do “juridiquês” (linguagem técnica), com clareza, objetividade, coerência e coesão”, afirma Gracioli.
Para acessar as informações sobre o local de prova, é preciso fazer login com os dados no site do Concurso Nacional Unificado GOV.BR