Distrito financeiro de Xangai, onde será feita a nova universidade (Philippe Lopez/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de março de 2011 às 11h18.
Xangai - A Universidade de Nova York contará a partir de 2013 com um campus em Xangai, onde será criado o primeiro centro de estudos de graduação e pós-graduação de operação conjunta entre China e Estados Unidos no país asiático, informou nesta terça-feira a agência oficial "Xinhua".
O centro, administrado junto com a Universidade Normal da China Oriental de Xangai, se baseia na experiência de várias universidades britânicas na China, cujo modelo dá lugar ao debate sobre se essa abertura parcial a sistemas de ensino estrangeiros abrirá caminho para uma reforma educacional no país ou se ainda é insuficiente.
A universidade mista, a NYU, ficará localizada nos arredores do distrito financeiro de Lujiazui, junto ao arranha-céu da Bolsa de Futuros de Xangai.
O presidente da universidade, Yu Lizhong, anunciou que se espera que a instituição atraia cerca de 3 mil estudantes ao ano, sendo dois terços de alunos de graduação, em sua maioria chineses, e que as primeiras aulas comecem a ser ministradas em 2013.