Carreira

Chegar cedo e sair tarde do trabalho vai fazer você progredir na carreira?

Conselho sempre é dado a jovens que estão entrando no mercado; especialista diverge da eficácia

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 15 de agosto de 2024 às 08h22.

Trabalhadores ambiciosos recebem muitos conselhos no início de suas carreiras sobre como progredir. Uma dica comum é: seja um dos primeiros a chegar ao escritório e o último a sair para mostrar ao seu chefe que você está comprometido com o trabalho.

Brianna Doe costumava se sentir assim. Quando a profissional de marketing começou sua carreira há cerca de uma década, ela costumava chegar cedo ao escritório e trabalhar longas horas "para mostrar que tenho o ímpeto e a motivação, e que quero crescer dentro da empresa", falou à CNBC.

Hoje, Doe reconhece que experimentou "ciclos intensos de esgotamento" e acredita que esse conceito seja "ultrapassado".

Stacie Haller, consultora-chefe de carreira na ResumeBuilder com mais de 30 anos de experiência na área, concorda.

“Acho que as pessoas são experientes o suficiente hoje em dia para saber que só porque você fica sentado no escritório oito horas por dia não significa necessariamente que você é um funcionário produtivo”, diz ela.

Uma maneira melhor de progredir

Em vez disso, há muitas outras maneiras de usar seu tempo para mostrar que você está animado com seu trabalho e quer crescer.

“Estabeleça relacionamentos, encontre um mentor, conheça uma equipe”, diz Haller. “Observe as pessoas bem-sucedidas, veja como elas trabalham e operam e peça conselhos”.

Os trabalhadores da Geração Z, em particular, estão em uma boa posição para priorizar a construção de relacionamentos de trabalho que podem ajudá-los anos depois. "É isso que você deve fazer no escritório. Não se concentre em chegar cedo e ficar até mais tarde só para fingir que é um trabalhador esforçado. Isso não vai resolver", fala a consultora.

Atenção na chefia

"Se seu novo funcionário está fazendo um ótimo trabalho e pede mais oportunidades e quer estar em projetos diferentes, isso deve falar mais alto do que alguém que fica até mais tarde do que você", diz Doe.

Haller acrescenta que é importante seguir a liderança de sua equipe em termos de quando aparecer e quando sair do local de trabalho.

Siga a cultura

Siga a cultura da empresa: seja pontual, não se atrase, não perca reuniões e "não tenha desculpas esfarrapadas", diz Haller.

No final das contas, ela diz: "Se todo mundo estiver lá das 8h30 às 18h, esteja lá das 8h30 às 18h. Mas se você estiver aparecendo às 19h só para fazer algum comentário para ninguém além de si mesmo, isso é um pouco louco."

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreira

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman