Carreira

3 ferramentas de inteligência artificial que economizam 13 horas por semana de líderes e gestores

Aplicativos de IA aumentam a produtividade de times e melhoram a automação de tarefas operacionais

Inteligência Artificial: ferramentas auxiliam na produtividade diária de líderes e executivos (SvetaZi/Getty Images)

Inteligência Artificial: ferramentas auxiliam na produtividade diária de líderes e executivos (SvetaZi/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 6 de junho de 2023 às 18h20.

Última atualização em 6 de junho de 2023 às 18h40.

13 horas por semana é o tempo médio gasto por líderes e gestores apenas lendo e respondendo e-mails, o equivalente a 2,6 horas por dia, segundo dados de uma pesquisa da consultoria McKinsey. 

O avanço das ferramentas de inteligência artificial já permite que esse tempo seja melhor aproveitado, assim como possibilita o aumento da produtividade e a automação de tarefas no dia a dia de executivos. 

EXAME libera vagas para curso sobre inteligência artificial

Dezenas de aplicativos ajudam gestores a escreverem melhor, realizar pesquisas mais direcionadas e até criar um resumo em tópicos das reuniões das quais participa. Apesar de o ChatGPT ser o mais conhecido dos apps atualmente, há outras ferramentas de inteligência artificial que podem auxiliar os gestores no dia a dia. 

Nesse sentido, separamos 3 ferramentas específicas que otimizam o tempo com a gestão e resposta aos e-mails, e que, consequentemente, têm potencial para fazer executivos economizarem tempo com essa tarefa que ocupa mais de 10 horas semanais em suas agendas. 

Ferramentas de IA para otimizar e-mails

  • Grammarly

Essa ferramenta é um assistente de escrita que usa inteligência artificial para ajudar a aprimorar a escrita dos e-mails, identificando erros gramaticais e ortográficos, além de melhorar a fluidez e a eficácia dos textos. O Grammarly também funciona como um detector de plágio para textos em inglês.  

  • Compose.IA 

Já o Compose.IA permite que você crie um banco de respostas para perguntas frequentes e selecione uma das opções para responder às questões quando elas são apresentadas na sua caixa de entrada. Assim, os usuários economizam tempo escrevendo as mesmas respostas mais de uma vez. 

  • SaneBox

Por fim, o SaneBox é uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para aprender as suas preferências de acordo com o seu comportamento no e-mail. Assim, os algoritmos conseguem filtrar e elencar as mensagens que são mais importantes, além de separar as menos relevantes em uma pasta separada, deixando a caixa de entrada apenas com os e-mails mais importantes. 

Para quem quer conhecer mais ferramentas de inteligência artificial, uma oportunidade é a série de 3 aulas da EXAME. Há vagas gratuitas disponíveis por tempo limitado. Clique aqui para saber mais.  

*Este é um conteúdo apresentado por EXAME Academy

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialbranded marketingChatGPT

Mais de Carreira

“Passei, mãe!". Ela pagou cursinho com mãe vendendo lanche na rua e é aprovada em medicina na UERJ

“Se as empresas não mudarem, no futuro deixarão de existir”, afirma professor dos EUA

Vale a pena mesmo amar seu trabalho?

Executiva revela cinco perguntas que todos os líderes devem fazer a seus liderados