Carreira

CEO da Scale AI revela três características que ele procura em candidatos

O líder da Scale AI — que presta serviços a Meta e OpenAI — afirma que a adaptabilidade é a nova métrica de sucesso

As 3 chaves de contratação do CEO da Scale AI para o mercado tech (Getty Images). (Getty Images)

As 3 chaves de contratação do CEO da Scale AI para o mercado tech (Getty Images). (Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 13 de outubro de 2025 às 13h26.

O CEO interino da Scale AI, Jason Droege, revelou em um podcast as três características que ele busca em praticamente todos os candidatos a vagas na empresa de tecnologia. A Scale AI é conhecida por ajudar companhias como Meta, OpenAI e xAI a refinar seus chatbots de Inteligência Artificial.

Droege, que assumiu o cargo interino em junho, após a saída do cofundador Alexandr Wang, afirmou não ser possível ser especialista em todas as áreas da empresa. Por isso, ele simplifica o processo de contratação em três pilares.

Os três critérios definidos por Droege são:

  • Curiosidade e resolução de problemas: em que o candidato deve demonstrar ser um "solucionador de problemas curioso" e saber expressar essa característica verbalmente;
  • Colaboração e humildade: pois Droege enfatiza a importância de compor uma equipe com forças complementares e o mínimo de conflitos, citando sua experiência na construção da equipe de gestão do Uber Eats;
  • Liderança: o xecutivo busca indivíduos que exibam boas habilidades de liderança, mesmo em papéis não gerenciais.

Quer conhecer os caminhos profissionais na área de IA? Esse treinamento introdutório de quatro aulas mostra as possibilidades por apenas R$ 37

Droege defende que priorizar esses três pontos oferece "uma chance de sucesso bastante alta na organização".

Um ponto central da filosofia de Droege é a adaptabilidade. Ele observa que o mundo está em constante mudança, o que torna a experiência anterior "não necessariamente relevante um-para-um" para muitas funções. Contudo, o CEO da Scale AI ressalva que a experiência é indispensável para "certos papéis", como o de pesquisadores.

Segundo ele, o mercado avança tão rapidamente que não há tempo para treinar pessoas em áreas de expertise muito específicas. A visão de Droege encontra eco em outros líderes da indústria. Ryan Roslansky, CEO do LinkedIn, afirmou que a iniciativa e a adaptabilidade serão mais valiosas no futuro.

Albert Cheng, ex-chefe de produto da Duolingo, notou que os profissionais de alto desempenho são frequentemente aqueles com grande energia e iniciativa, e não necessariamente os com experiência profunda no assunto.

Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul

De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.

Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de 3 horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.

Veja, abaixo, os principais temas abordados:

  • Contextualização sobre o cenário atual da IA
  • Principais ferramentas e conceitos relacionados à tecnologia
  • Estudos de caso de empresas referências no uso da IA
  • Principais formas de atuação do especialista em IA
  • Como construir um plano de carreira prático

Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, é só clicar no link abaixo. Mas é preciso correr, pois as vagas são limitadas.

EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialentrevistas-de-emprego

Mais de Carreira

Nada de PowerPoint: CEO da Perplexity deixa a IA responder tudo para investidores

OPINIÃO: A geopolítica entrou nos conselhos. É a era do corporate foreign policy

Como fazer o bem triplicou os lucros e engajou milhões a essa empresa

Quem domina IA ganha até 43% a mais, mesmo sem trabalhar com tecnologia