Carreira

Carreiras

A liderança da Monsanto em biotecnologia foi um dos fatores que pesaram para o executivo Luís Fernando Campedelli decidir trocar a vice-presidência de recursos humanos da Vésper pela direção de RH da companhia do setor químico. "Depois da informática e das telecomunicações, a biotecnologia promete ser um dos principais focos de desenvolvimento de negócios nos […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 09h34.

A liderança da Monsanto em biotecnologia foi um dos fatores que pesaram para o executivo Luís Fernando Campedelli decidir trocar a vice-presidência de recursos humanos da Vésper pela direção de RH da companhia do setor químico. "Depois da informática e das telecomunicações, a biotecnologia promete ser um dos principais focos de desenvolvimento de negócios nos próximos anos", diz.

Francisco de Oliveira ajudou a Blockbuster a arrasar muitos quarteirões. Nos três anos em que esteve na rede de locadoras, contabilizou a abertura de 52 lojas. Seu destino seguinte foi o McDonalds, onde gerenciou o programa de expansão na Grande São Paulo e no Sul do país. Agora o executivo está à frente da diretoria de expansão do grupo Centauro. A rede varejista de produtos esportivos pretende inaugurar de dez a 12 pontos-de-venda neste ano.

O filme O Poderoso Chefão está entre os preferidos do escocês Barry Wolfe, que desde a adolescência tem fascínio por estudar a hierarquia de organizações paralelas, como a Máfia italiana. Formado em direito penal e criminologia pela Universidade de Edimburgo, Wolfe assumiu como diretor da KPMG Forensic, especializada em investigação de fraudes, casos de corrupção, crimes de colarinho-branco e toda sorte de problemas corporativos que demandem consultoria estratégica e gerenciamento de crise.

Um dos responsáveis pela introdução da Novell no Brasil, Humberto Menezes deixou a direção de contas corporativas da empresa na América Latina e assumiu a direção geral da subsidiária brasileira da 3Com Business Networks Company. Na nova posição, Menezes tem como meta definir e executar um plano de ação para o rápido reposicionamento de mercado da empresa. "Vamos retomar a vocação original da 3Com, que é tecnologia e infra-estrutura de rede."

A italiana De Longhi arrisca nova largada no Brasil. A marca centenária, introduzida no mercado nacional por Ayrton Senna, fez parte dos negócios da família do piloto até o fim de 1998. Dois anos depois, uma nova associação com outro grupo brasileiro garantiu seu retorno ao país. Agora, com o capital aberto, a empresa confiou a direção geral da operação brasileira a Eduardo Rabi, executivo com passagem pela Arno, pela T-Fal e pelo grupo SEB.

Depois de ingressar no grupo Alcan como estagiário, há 24 anos, o executivo Tadeu Nardocci chega ao topo. Ele acaba de assumir a presidência da divisão de laminados da subsidiária brasileira no lugar de João Bosco Silva, que se transferiu para a Votorantim Metais e deixou também a presidência da Associação Brasileira do Alumínio (Abal). Nardocci respondia pela vice-presidência da Alcan na Malásia, em Kuala Lumpur. No Sudeste Asiático, acumulava também a diretoria geral da Aluminio Company of Malasia (Alcom) e a presidência executiva da Alcan Nikkei Thai e da Alcan Nikkei Siam. Antes dessa experiência internacional, Nardocci foi diretor de fabricação durante as obras de expansão da unidade de Pindamonhangaba, hoje o maior centro de laminação da América Latina, com capacidade de produção de 300 000 toneladas por ano.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Carreira

Por que Jeff Bezos sempre pensa três anos à frente e toma apenas algumas decisões por dia

Quer escolher melhor? Especialista revela cinco passos para otimizar decisões estratégicas

Inteligência artificial: a chave para um recrutamento mais justo e eficiente

Executivo revela as 3 principais habilidades que um líder precisa em 2025