Carreira

Carreiras imunes à IA? Esses são os empregos mais protegidos da automação, aponta professora de IA

Trabalhos manuais e funções com empatia são os mais difíceis de substituir por algoritmos

Baobao Zhang, professora de política de IA na Universidade de Syracuse (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Baobao Zhang, professora de política de IA na Universidade de Syracuse (Fonte: LinkedIn | Reprodução)

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 17h03.

Tudo sobrePré-MBA em IA
Saiba mais

Enquanto a inteligência artificial avança, redefinindo funções e transformando o mercado de trabalho global, surge a dúvida sobre quais carreiras resistirão à automação. 

Para Baobao Zhang, professora de política de IA na Universidade de Syracuse, ainda há espaço seguro no mercado e ele pode não estar onde muitos imaginam. 

Segundo Zhang, ocupações que exigem habilidades humanas fundamentais como empatia, julgamento e destreza prática tendem a ser menos ameaçadas pelos algoritmos. 

Não importa se você está entrando no mercado, quer mudar de carreira ou quer se qualificar: o setor de IA oferece vagas para todos. Dê o primeiro passo e se especialize com o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios da EXAME e Saint Paul. Clique aqui para saber mais

Em um cenário cada vez mais competitivo, em que recrutadores já utilizam IA para filtrar currículos também gerados por IA, a conexão humana e a adaptabilidade são pontos essenciais. As informações foram retiradas de Business Insider.

Encanadores, enfermeiras e professores: a força do fator humano

Os empregos mais protegidos da automação, segundo Zhang, estão em três grandes frentes

  • Trabalhos técnicos e manuais, como eletricistas e encanadores;
  • Ocupações assistenciais, como enfermagem e educação infantil;
  • Setores de manufatura avançada, onde mesmo com o uso de máquinas, a supervisão humana ainda é indispensável.

O que todas essas funções tem em comum é a exigência de presença física, capacidade de julgamento em tempo real e, em muitos casos, interação empática com outras pessoas. Elementos que a IA, até agora, não consegue replicar de forma eficaz.

"Certamente há empregos que ainda não serão automatizados nos próximos 10 anos"Baobao Zhang, professora de política de IA na Universidade de Syracuse

Quando empatia vale mais que algoritmos

Funções que envolvem cuidado humano direto estão entre as mais protegidas. Essas áreas dependem intensamente de vínculos emocionais, sensibilidade e inteligência social. 

Garanta a melhores vagas em Inteligência Artificial e seja muito bem pago por isso. Dê o primeiro passo e se especialize com o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócio da EXAME e Saint Paul. Clique aqui para saber mais

Mesmo com o crescimento da robótica em ambientes clínicos e educacionais, o toque humano permanece insubstituível.

A adaptabilidade como diferencial de carreira

A chave para se manter relevante está na adaptabilidade. Em meio à ascensão da IA generativa e à automação de processos cognitivos, será preciso estar preparado para aprender, reaprender e se reinventar profissionalmente.

Mesmo estudantes que optam por áreas mais expostas à automação devem investir em reciclagem e, principalmente, em redes humanas de apoio e oportunidades. 

Apenas R$37: treinamento em Inteligência Artificial promovido pela EXAME e Saint Paul

A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.

Ao se inscrever, você ainda receberá bônus exclusivos para aprofundar seus estudos e um certificado assinado pela EXAME e Saint Paul, que agregará em muito ao currículo.

As matrículas estão abertas com um investimento único de R$37,00. Clique no botão abaixo e garanta sua vaga agora mesmo.

INVISTA NA SUA CARREIRA: CLIQUE AQUI E GARANTA SUA VAGA NO TREINAMENTO PRÉ-MBA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA NEGÓCIOS

Acompanhe tudo sobre:Branded MarketingBranded Marketing IA

Mais de Carreira

Como conciliar trabalho e estudo e ainda ter tempo livre?

O que faz alguns profissionais serem promovidos mais rápido? Levantamento responde

Quanto vale um gênio da IA? Grandes empresas estão pagando milhões por talentos nessa área

Engenheira da Microsoft revela estratégia número 1 que usou para ser promovida 4 vezes em 5 anos