Carreira

Passei. E agora?

O que não fazer depois de aprovado em um processo de trainee

Trainees (Getty Images)

Trainees (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2014 às 12h56.

São Paulo - Depois de passar por várias etapas e entrevistas, você conseguiu uma vaga de trainee na empresa desejada. Agora é o momento de se destacar de outra maneira, com trabalho, dedicação e, claro, de forma positiva. Para isso, tomar cuidado com algumas posturas é essencial. A seguir, listamos algumas atitudes que você deve evitar ao chegar à empresa.

Língua solta

Criticar a empresa, os chefes e outros profissionais são uma grande armadilha. Não é porque passou nas etapas de seleção que você conhece, de fato, os processos da empresa e pode chegar dando palpites.

“É preciso, antes, observar como a organização funciona, quais são os processos de trabalho e como a cultura se dá na prática”, diz Halina Matos, gerente de desenvolvimento e carreira da Cia de Talentos, consultoria especializada em jovens profissionais, de São Paulo.

Segundo ela, durante o processo de seleção muitos são valorizados por serem críticos, mas ao entrar na empresa é preciso colocar o pé no freio.

Ego na alturas

O jovem que passa nesses processos é muito qualificado e, muitas vezes, acha que vai chegar à empresa com muito destaque. “Ele pode ser um possível líder, mas isso é a médio e longo prazo”, afirma Vivian Navarro, consultora de RH da Basf, de São Paulo.

O ego nunca não pode ser maior que o desempenho. É recomendável controlá-lo sempre. Você não será o centro das atenções como era no processo seletivo.

O sabe tudo

Esqueça aquela postura de que sabe tudo e que por isso foi contratado. Muitos jovens entram na empresa achando que não precisam aprender com os outros profissionais e que já possuem todas as respostas. “Não ouvir os executivos mais antigos é um grande erro”, diz Halina. Além disso, se você fizer isso, pode ser mal visto pelos colegas e ser excluído.

Arrogância sem medida

Lembre-se que aquilo que o fez passar não necessariamente vai te fazer crescer. E ter passado na seleção não quer dizer que você é um profissional completo e sem aspectos a serem melhorados. A seleção é apenas o primeiro filtro. O trabalho de verdade começa ao entrar na empresa. “Um profissional arrogante pode minar as oportunidades de crescimento”, diz Halina.

Pressa de crescer

Seja paciente e construa as oportunidades de crescimento. “Crescer é uma consequência do trabalho”, afirma Diego Ximenes, gerente de operações da 99 Jobs, site de aconselhamento profissional, de São Paulo.

De acordo com ele, o jovem tem de ter em mente que as coisas não acontecem imediatamente, é preciso primeiro desempenhar bem a função inicial. “O foco não pode ser o cargo que ele quer ter”. 

Acompanhe tudo sobre:AtitudeCarreira jovemTrainees

Mais de Carreira

Cínico, robô, ouvinte ou nerd? Escolha qual personalidade do ChatGPT você quer que te responda

Com ajuda da IA, mulher de 30 anos criou um aplicativo que ajuda solteiros a acharem o amor

Salários de até R$ 96 mil: veja as 12 profissões para quem pensa com lógica

Como um profissional de TI de 48 anos voltou a faturar US$ 900 mil após perder 4 empregos