Carreira

Carreira de Juiz: Começam hoje as inscrições para o Exame Nacional da Magistratura (ENAM)

A prova dará aos aprovados uma certificação que servirá como um pré-requisito para quem deseja participar de concursos para cargos de juiz. O prazo para se inscrever no exame é até o dia 7 de março; veja como participar

O certificado de habilitação para magistratura terá validade de até dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período (Divulgação: RUNSTUDIO/Getty Images)

O certificado de habilitação para magistratura terá validade de até dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período (Divulgação: RUNSTUDIO/Getty Images)

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 03h00.

As inscrições para o primeiro Exame Nacional da Magistratura (ENAM) começam nesta quarta-feira, 7, e vai até o dia 7 de março.

A prova servirá como um pré-requisito para o ingresso no serviço público para a carreira de magistratura, ou seja, profissionais formados em direito, com OAB e que desejam seguir a carreira de juiz, precisam ser aprovados pelo Enam que irá liberar uma certificação para que possam concorrer ao cargo de juiz em concursos públicos promovidos pelos tribunais regionais, federais, trabalhistas e militares.

O exame ganhou o apelido de “Enem do Barroso”, por ter sido uma sugestão do ministro de criar essa prova como pré-requisito para a magistratura. A medida foi acatada em novembro de 2023 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como uma forma de valorizar o raciocínio e a vocação da magistratura.

"O ENAM foi criado por resolução do CNJ, que considerou conveniente instituir uma habilitação nacional como pré-requisito para inscrição nos concursos da magistratura, além de considerar a necessidade de se garantir um processo seletivo idôneo e com um mínimo de uniformidade", diz Geilza Diniz, professora do Gran e juíza de Direito do TJDFT (Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios). 

A organização do exame será realizada pela Enfam (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) e para finalizar a inscrição o candidato terá que pagar a taxa de candidatura no valor de 120 reais. A banca responsável será a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Como será a prova?

A prova será aplicada em todas as capitais do Brasil e poderá ser realizada duas vezes por ano. A primeira prova deste ano já tem data marcada para o dia 14 de abril. A segunda prova deve acontecer em outubro.

O exame será objetivo com 80 questões divididas nos seguintes ramos do conhecimento:

  • Direito constitucional (16 questões – podendo ser incluídas questões de direito constitucional do trabalho, direito constitucional tributário e normas constitucionais de processo penal);
  • Direito administrativo (10 questões);
  • Noções gerais de direito e formação humanística (6 questões);
  • Direitos humanos (6 questões);
  • Direito processual civil (12 questões);
  • Direito civil (12 questões);
  • Direito empresarial (6 questões);
  • Direito penal (12 questões).

O Enam terá caráter apenas eliminatório, não classificatório, e será fornecida habilitação para o candidato que alcançar nota final de aprovação igual ou superior a 70% de acertos na prova, ou, no caso de pessoas autodeclaradas negras ou indígenas, ao menos 50% de acertos, segundo informações do site do Enam.

A prova terá validade?

O certificado de habilitação para magistratura terá validade de até dois anos, prorrogável uma única vez, por igual período.

"O principal ponto positivo é a uniformidade, uma prova igual para todos os ramos da magistratura. Além disso, uma vez aprovado no ENAM, o candidato fica apto a fazer qualquer prova da magistratura pelos próximos 4 anos, não precisando de comprovação de atividade jurídica para prestar o ENAM.", diz Diniz, que destaca como pontos negativos a necessidade de estudo de disciplinas diferentes e o aumento de uma prova.

Como se inscrever?

Para fazer a inscrição, acesse o site do Exame Nacional da Magistratura (ENAM) até o dia 7 de março.

Para demais informações, acesse o edital.

Acompanhe tudo sobre:ConcursosConcursos públicosJustiça

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo