Carreira

BTG está com vagas para curso online de programação exclusivo para pessoas com deficiência

Batizado de Jornada Tech, a iniciativa é feita em parceria com a ASID Brasil, consultoria de projetos de inclusão social. Curso terá duração de seis meses e acontecerá pela plataforma Alura

Programador: apenas 2% vagas no setor de tecnologia são ocupadas por pessoas com deficiência (monsitj/Thinkstock)

Programador: apenas 2% vagas no setor de tecnologia são ocupadas por pessoas com deficiência (monsitj/Thinkstock)

Luciana Lima
Luciana Lima

Repórter de Carreira

Publicado em 20 de março de 2023 às 06h30.

Nesta segunda-feira, 20, o BTG Pactual (do mesmo grupo controlador de EXAME) anunciou que está com 25 vagas abertas para um curso de programação online exclusivo para pessoas com deficiência.

Batizado de Jornada Tech, a iniciativa é feita em parceria com a ASID Brasil, consultoria que atua com projetos para inclusão socioeconômica, e acontecerá ao longo de seis meses.

O objetivo do curso gratuito é aumentar a participação de pessoas com deficiência no mercado de tecnologia. Atualmente, embora o setor conte com mais de 40 mil vagas abertas, apenas 2% das posições são preenchidas por profissionais PCD.

“Faz parte da nossa cultura criar condições de desenvolvimento e inclusão. Por isso, acreditamos que o incentivo à formação de pessoas com deficiência possa contribuir para a inserção delas no mercado de trabalho, proporcionando novas oportunidades de carreira”, afirma Martha Leonardis, sócia e head de responsabilidade social e eventos do BTG Pactual.

Como vai funcionar o Jornada Tech?

O curso será  dividido em dois módulos: básico e intermediário, cada um com duração de três meses, por meio da plataforma Alura. O módulo básico terá 10 horas semanais e acontecerá entre abril e junho, com aulas sobre introdução à computação e organização de estudos, formação iniciante em programação, introdução a python e mentoria em soft skills.

Já o módulo intermediário contará com 20 horas semanais, entre os meses de julho e outubro, com aulas sobre aprofundamento em python e mentoria de projeto final.

Ao longo da formação, os alunos receberão mentoria individual com programadores voluntários do BTG Pactual, farão visitas mensais ao banco e participarão de workshops e palestras.

Quem pode se inscrever no Jornada Tech?

O curso não exige conhecimento prévio em tecnologia, mas a habilidade será considerada um diferencial. Além disso, os únicos pré-requisitos são:

  • Residir em São Paulo;
  • Ser uma pessoa com deficiência;
  • Possuir ensino superior completo ou andamento ou ensino médio completo;
  • Ter conhecimentos básicos de internet.

O processo seletivo será acessível e composto por três etapas: formulário de inscrição, teste de lógica e entrevista.

Como se inscrever no Jornada Tech?

Os interessados devem acessar a página do projeto e realizar a inscrição até o dia 27 de março.


Inscreva-se e receba por e-mail dicas e conteúdos gratuitos sobre carreira, vagas, cursos, bolsas de estudos e mercado de trabalho.

Acompanhe tudo sobre:Cursoscursos-onlineProgramadoresPessoas com deficiência

Mais de Carreira

O que fazer após ser demitido: guia completo para se reerguer

Procura-se: Na Prática abre vagas para aprender com um dos empresários mais influentes do mundo

'Quien apueste contra Petrobras perderá dinero', dice la presidenta Magda Chambriard

'Whoever bets against Petrobras will lose money', says president Magda Chambriard