Carreira

BRQ abre 400 vagas para trabalhar de qualquer lugar

Parte das vagas é focada em projetos internacionais e a empresa vai lançar programa de aprendizado de inglês para os funcionários

Trabalhar de qualquer lugar: um funcionário brasileiro mora em Toronto e trabalhar com projeto de cliente em Nova York (RLT_Images/Getty Images)

Trabalhar de qualquer lugar: um funcionário brasileiro mora em Toronto e trabalhar com projeto de cliente em Nova York (RLT_Images/Getty Images)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 30 de julho de 2021 às 12h05.

A BRQ Digital Solutions tem grande planos para 2021: com um IPO perto de se concretizar nos próximos meses, a empresa especializada em transformação digital há 28 anos planeja uma expansão acelerada no mercado norte-americano.

E no centro dessa estratégia está a contratação de novos profissionais. Segundo João Perez, presidente da BRQ North America, braço da empresa nos Estados Unidos, a empresa mantém uma média mensal de 200 contratações. Em junho, eles alcançaram um recorde de 250 contratados.

Se hoje a empresa brasileira tem 3 mil funcionários, Perez tem como meta alcançar os 3 mil funcionários trabalhando apenas para a divisão internacional da empresa.

A BRQ tem 400 vagas abertas e 40 já são para trabalhar diretamente com clientes internacionais. E não importa onde o profissional esteja. A empresa migrou para o modelo totalmente remoto, o anywhere office.

No momento, são oportunidades para desenvolvimento, gerente de projetos, agile coach, engenharia de dados, analista de negócios, analista de testes, programador, entre outras.

Para as vagas abertas agora, é possível se candidatar pelo site.

Carreira internacional

Com o fim das fronteiras de contratação, o CEO fala que a busca por talentos se expandiu por todo o Brasil e criou uma maior flexibilidade para oferecer experiências fora do país para os funcionários.

Ele conta um exemplo interessante: um funcionário brasileiro resolveu fazer pós-graduação no Canadá, mas continuava atendendo clientes no Brasil. Com o bom nível de inglês, um cliente de Nova York mostrou interesse em tê-lo no projeto.

“A pandemia mostra pra gente que não existe mais nenhuma limitação de fronteira. As duas coisas que limitam as contratações são as habilidades do profissional e, no meu caso, o inglês. Eu tenho 40 vagas em aberto, mas quando trago cinco pessoas pra dentro, já tenho mais cinco posições abrindo. A demanda por profissionais é gigantesca”, afirma.

Perez fala que os profissionais brasileiros são reconhecidos fora do país como alguns dos melhores no desenvolvimento de software, mas acredita que o conhecimento de inglês seja uma limitação para a carreira em TI.

De acordo com a pesquisa do British Council e do Instituto de Pesquisa Data Popular, apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e desses, apenas 1% é fluente na língua inglesa.

No entanto, a BRQ já tem um plano para contornar a questão. A empresa deve anunciar no próximo mês o projeto BRQ English Camp, um treinamento de inglês com acesso ilimitado a aulas online, um campus imersivo de aprendizado em Curitiba e uma fase final de estudos na operação internacional.

“Vamos medir o nível de proficiência dos funcionários e trabalhar para elevar esse nível. Quem passar para o nível mais alto, poderá usar o anywhere office para treinar o inglês aqui nos Estados Unidos”, afirma Perez.

O investimento na carreira dos funcionários é um dos diferenciais da empresa, com programas para a formação e atualização de profissionais em tecnologia e grande mobilidade interna.

Mesmo com a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, também é possível ter o apoio da empresa no processo de imigração para os Estados Unidos.

Programa de formação para mulheres

A BRQ também está com inscrições abertas para o programa Entry Point, uma formação totalmente online e com 40 vagas exclusivas para mulheres.

Após ter um programa de estágio com maior equilíbrio de gênero, a empresa decidiu investir em um programa só para o público feminino e acelerar a entrada de mulheres em áreas técnicas.

O programa é uma trilha de aprendizagem da linguagem Java. As aulas acontecem em setembro, de segunda a sexta, das 14h às 18h.

Para participar, é necessário estar cursando ou ser formada em cursos relacionados à tecnologia. E as melhores alunas terão grande possibilidade de serem contratadas pela BRQ.

As inscrições vão até o dia 13 de agosto pelo site.

Modelos de currículo para baixar e preencher

Vai montar seu primeiro currículo ou atualizar o antigo para buscar um novo emprego? A EXAME tem um guia para montar um bom CV para diversos momentos de carreira, do estágio à alta liderança e com 17 modelos de currículo prontos para baixar de graça e preencher.

 

De 1 a 5, qual sua experiência de leitura na exame?
Sendo 1 a nota mais baixa e 5 a nota mais alta.

 

Seu feedback é muito importante para construir uma EXAME cada vez melhor.

 

Acompanhe tudo sobre:empresas-de-tecnologiaHome officeBusca de empregoIPOsCarreira internacional

Mais de Carreira

Carreiras imunes à IA? Esses são os empregos mais protegidos da automação, aponta professora de IA

O que faz alguns profissionais serem promovidos mais rápido? Levantamento responde

Quanto vale um gênio da IA? Grandes empresas estão pagando milhões por talentos nessa área

Engenheira da Microsoft revela estratégia número 1 que usou para ser promovida 4 vezes em 5 anos