Carreira

Diretora da Petrobras é executiva mais poderosa da AL

Maria das Graças Foster foi a primeira mulher a assumir um posto na diretoria executiva da Petrobras e é um dos nomes cotados para suceder o atual presidente

Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, é a primeira colocada do ranking (.)

Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, é a primeira colocada do ranking (.)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h11.

São Paulo - Das dez mulheres mais influentes do mundo do negócios latino americanos, duas são brasileiras e uma, apesar de americana, também atua no Brasil.

É o que aponta ranking elaborado pela revista América Economía. Na lista, a  brasileira Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, aparece na primeira posição.

Em terceiro lugar está Denise Johnson, que recentemente assumiu a presidência da subsidiária da General Motors no Brasil. Já Luiza Trajano, diretora do Magazine Luiza, ficou com a oitava posição.

Maria das Graças Foster foi a primeira mulher a ocupar uma posição na diretoria executiva da Petrobras. E, atualmente, é um dos nomes cotados para uma eventual sucessão de José Sérgio Gabrielli na presidência da companhia.

Formada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graça, como é chamada, possui mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Casada e mãe de dois filhos, iniciou carreira na companhia em 1978 como estagiária. Chegou ao atual posto de diretora de Gás e Energia em setembro 2007, logo após presidir a Petrobras Distribuidora.

Nos 18 meses em que esteve à frente dessa subsidiária, Graça acumulou bons resultados para seu currículo profissional. Exemplo disso foi seu trabalho de organização do mercado consumidor de biodiesel. Nesse período, a diretora atraiu 3.600 grandes consumidores e implantou a venda na rede de postos BR.

Antes disso, atuou como presidente da Petroquisa e gerente executiva de Petroquímica e Fertilizantes, ligada a Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Entre 2003 e 2006, foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.

Confira a lista das executivas mais poderosas da América Latina

    <hr>                                   <p class="pagina">1.    <strong>Maria das Graças Foster     </strong><br> Diretora de Gás e Energia da Petrobras/ Brasil. <br> Faturamento da empresa em 2009: 104.933 milhões de dólares<br> <br> <br> 2.    <strong>Grace Lieblen</strong><br> Presidente e diretora da General Motors México<br> Faturamento da empresa em 2009: 11.485 milhões de dólares<br> <br> 3.    <strong>Denise Johnson</strong><br> Presidente da General Motors Brasil<br> Faturamento da empresa em 2009: 8.462 milhões de dólares<br> <br> 4.    <strong>Paula Santilli</strong><br> Presidente da Pepsico México<br> Faturamento da empresa em 2009: 3.187 milhões de dólares<br> <br> 5.    <strong>Carmina Abad Sánchez</strong><br> Presidente da MetLife México<br> Faturamento da empresa em 2009:  2.292 milhões de dólares<br> <br> 6.  <strong>  Nicole Reich de Polignae</strong><br> Presidente e CEO da Scotiabank Inverlat México<br> Faturamento da empresa em 2009:  2.024 milhões de dólares<br> <br> 7.   <strong> Louise K. Goeser</strong><br> Presidente e diretora geral da Siemens Mesoamerica/México<br> Faturamento da empresa em 2009:  1.589 milhões de dólares<br> <br> 8.   <strong> Luiza Trajano</strong><br> Diretora do Magazine Luiza/Brasil<br> Faturamento da empresa em 2009:  1.579 milhões de dólares<br> <br> 9.    <strong>Angélica Fuentes Téllez</strong><br> Presidente executiva do Grupo Omnilife-Chivas/México<br> Faturamento da empresa em 2009:  1.201 milhões de dólares<br> <br> 10.  <strong>Mariela García</strong><br> Gerente geral da Ferrevros/Peru<br> Faturamento da empresa em 2009:  765 milhões de dólares</p>

Leia outras notícias sobre Carreira

Siga o canal de Carreira no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Capitalização da Petrobrascarreira-e-salariosEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstatais brasileirasGás e combustíveisIndústria do petróleoPetrobrasPetróleoSucesso

Mais de Carreira

Por que a OpenAI está comprando empresa do designer da Apple por US$ 6,5 bilhões

Para sobressair no meio digital, aposte nestes quatro formatos de conteúdo

Quanto ganha um profissional de marketing? Veja lista com os cargos mais bem pagos do ano

10 profissões para quem gosta de vendas e negociação