Carreira

Brasileira ganha prêmio de estudante mais visionária do ano nos Estados Unidos

A jovem de apenas 23 anos, Camila Achutti, quer incluir mais mulheres no mundo da tecnologia

Camila Achutti (Divulgação/ Facebook/ Camila Achutti)

Camila Achutti (Divulgação/ Facebook/ Camila Achutti)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de maio de 2015 às 15h19.

Uma das poucas garotas a se formar em Ciência da Computação na Universidade de São Paulo, a paulistana Camila Achutti, de 23 anos, definiu um objetivo ao longo de sua carreira: trazer mais mulheres para o mundo da tecnologia. E foi com iniciativas nesse sentido que ela se tornou a ganhadora do prêmio Student of Vision 2015 – título que premia estudantes inovadores com ideias tecnológicas que podem impactar o mundo. A premiação é uma iniciativa do Instituto Anita Borg – grupo criado para incentivar a maior participação feminina na ciência e tecnologia.

Camila, que foi a personagem principal da edição de abril de 2014 da INFO sobre mulheres na tecnologia, é embaixadora da competição Technovation Challenge no Brasil e dona do site Mulheres na Computação

Para concorrer ao prêmio, ela gravou um vídeo explicando sua visão de futuro para estudantes. A produção mais votada seria a vencedora.

yt thumbnail

No dia da premiação, 14 de maio, além de ser eleita como uma estudante de visão, Camila também recebeu 1 mil dólares e uma bolsa para participar do evento Grace Hooper Celebration of Women in Computing 2015 – evento que reunirá líderes femininas da tecnologia no Texas, em outubro deste ano.

Camila Achutti e o Instituto Anita Borg têm um bom motivo para ajudar mais meninas a seguir carreira em tecnologia: segundo os relatórios de diversidade das maiores empresas do setor, além de compor apenas 30% do quadro de funcionários, as mulheres raramente preenchem cargos de liderança e chegam a ganhar menos que seus colegas homens pelo mesmo trabalho.

Para resolver esse problema, outras jovens também se uniram a Camila e têm feito a diferença ao criar comunidades, grupos de discussão e outras ações para incluir mulheres e minorias na tecnologia. Confira algumas iniciativas que dão um exemplo de diversidade a seguir:

Clique para abrir o link no navegador

Acompanhe tudo sobre:INFOInovação

Mais de Carreira

Mulher de Negócios: Luiza Helena Trajano lança comunidade para apoiar empreendedoras no Brasil

Esse método de Stanford de cinco etapas pode fazer as pessoas confiarem em você

Warren Buffett diz que você está muito pessimista. E a neurociência concorda com ele

Na era da inteligência artificial, marcas fortes se destacam pela voz — não só pela tecnologia