Carreira

Bienal do Livro começa hoje: veja os lançamentos com lições para sua carreira — e sua vida

O público terá acesso a uma seleção de 3,5 milhões de livros, com a participação de 683 autores nacionais e 33 internacionais. A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) conta as novidades deste ano, saiba mais

Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL): “A Bienal não apenas promove o hábito da leitura, mas também aproxima leitores, autores e editoras, valorizando a diversidade literária e o conhecimento” (CBL/Divulgação)

Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL): “A Bienal não apenas promove o hábito da leitura, mas também aproxima leitores, autores e editoras, valorizando a diversidade literária e o conhecimento” (CBL/Divulgação)

Publicado em 6 de setembro de 2024 às 06h01.

Última atualização em 6 de setembro de 2024 às 09h26.

Tudo sobreLivros
Saiba mais

A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo será realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, em São Paulo, no Distrito do Anhembi. A expectativa é receber mais de 600 mil visitantes.

Estão inscritos 683 autores nacionais e 33 internacionais. Entre os autores nacionais de destaque, podemos citar Conceição Evaristo, Pedro Bandeira, Felipe Neto, Daniela Arbex, Paula Pimenta, Gabriel Dearo, Mônica Souza, Ariel Palacios, Flávia Martins de Carvalho e Raphael Montes. Já entre os autores internacionais, estão confirmados nomes como Jeff Kinney, Elma Van Vliet, Hannah Nicole Lynn Painter e John Scalzi.

Para Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), instituto responsável pela organização do evento desde a primeira edição, a Bienal do Livro é um evento de grande importância cultural e social.

“A Bienal não apenas promove o hábito da leitura, mas também aproxima leitores, autores e editoras, valorizando a diversidade literária e o conhecimento.”

Com 2 mil horas de programação e 13 espaços culturais, o objetivo do evento é conectar o público direto com autores, os quais poderão participar de debates e descobrir novas obras.

“É um evento pensado para toda a família, com atividades para todas as idades, desde espaços infantis, até debates e palestras para o público adulto”, diz Matos. “Além disso, iniciativas como o vale-livro e o cashback para os visitantes, reforçam o nosso compromisso de incentivar a leitura e tornar os livros mais acessíveis”, afirma.

As novidades do evento

Entre as novidades deste ano, Matos afirma ressalta o retorno ao Distrito Anhembi, que passou por uma reformulação completa para oferecer maior conforto aos visitantes, e a criação de novos espaços como o Espaço Educação, dedicado a discussões sobre inovação e políticas educacionais, e a Arena Podcast Skeelo, onde influenciadores do mercado editorial entrevistarão autores, com gravações disponibilizadas ao público.

“Outra novidade é a Colômbia como país homenageado, trazendo autores e atrações culturais”, diz a presidente da CBL.

Novos livros sobre carreira e liderança

O público terá acesso a uma vasta seleção de aproximadamente 3,5 milhões de livros, com a participação de 227 expositores e cerca de 500 selos editoriais, abrangendo diversos gêneros, incluindo títulos voltados para carreira e desenvolvimento profissional, afirma a presidente da CBL.

Entre alguns livros que serão lançados no evento e que falam sobre desenvolvimento de liderança e carreira, estão:

  • “Chefe de Mim”, da Nathalia Arcuri: o livro fala sobre o mundo dos autônomos e oferece caminhos e ferramentas para quem trabalha de forma independente e que busca alcançar a estabilidade financeira, propondo uma separação clara entre CPF e CNPJ.
  • “Loucura não. Coragem”, do advogado Nelson Wilians: o livro traz a história do advogado para inspirar profissionais a serem resilientes e estratégicos diante dos desafios da vida.
  • “Empregabilidade exponencial”, do Daniel Moretto: o livro compila histórias e dicas valiosas e mostra as ferramentas essenciais para que qualquer profissional se torne desejado pelas empresas, blindando a carreira das incertezas do mercado, superando a barreira do etarismo e abrindo portas para oportunidades inimagináveis.
  • “People First”, do Marcelo Toledo: o autor é empreendedor com vinte e seis anos de experiência e traz neste livro os três pilares para o bom funcionamento do negócio de alta performance: pessoas, cultura e gestão. A obra busca proporcionar uma visão ampla das realizações alcançadas por uma liderança forte em uma organização, seja ela grande ou pequena.

Como participar da Bienal?

Funcionários e matriculados do Sesc, bem como seus dependentes com credencial da categoria plena, terão acesso gratuito à Bienal, mediante apresentação da carteirinha e documento oficial com foto. Além disso, o cashback está de volta: os ingressos comprados até o dia 5/09 oferecem R$15,00 de retorno para quem adquiriu o ingresso integral e R$10,00 para quem optou pela meia-entrada.

Para facilitar a chegada ao evento, será disponibilizado transporte gratuito, com ônibus circulando entre a estação Portuguesa-Tietê e o Distrito Anhembi. Esses ônibus funcionarão uma hora antes da abertura e até uma hora após o fechamento, tanto durante a semana quanto no final de semana.

Para saber a programação, acesso o site da Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Indústria de livrosLivrosEscritores

Mais de Carreira

5 prompts para descobrir o que o ChatGPT já sabe sobre você

15 ideias de fazer renda extra usando esses prompts de IA

Essas são as 15 habilidades mais comuns de quem trabalha no Google

Como um empregado frustrado do Google criou a maior plataforma de ideias e inspiração