Escritórios sairam de 1% para 11% de negros após a formação da Aliança Jurídica pela Equidade Racial, em novembro de 2017 (Klaus Vedfelt/Getty Images)
De acordo com o IBGE, 56,10% da população brasileira é negra. Porém, apenas 3% dos profissionais de comunicação e marketing se declaram negros ou pardos.
Pensando nisso, a empresa química e farmacêutica Bayer anunciou o projeto Ouse Transformar, que vai premiar estudantes de comunicação negros com cursos em escolas que são referência na área.
Criado em parceria com o Clube de Criação, organização sem fins lucrativos que reúne publicitários. Para participar, os interessados devem acessar o site e se inscrever gratuitamente até o dia 16 de junho.
Na prática, cada estudante deverá desenvolver uma campanha publicitária para a marca de antialérgico Claritin, do portfólio de saúde da Bayer, seguindo as orientações do regulamento.
VEJA TAMBÉM
Instituto PROA, no Rio, tem mais de 2 mil vagas abertas para jovens
Vagas afirmativas para negros têm apoio de 74% dos brasileiros, diz estudo
Cada candidato poderá participar com um conceito de campanha e a inscrição deverá ser individual. Os vencedores serão anunciados na segunda quinzena de julho, por meio das redes sociais da Bayer Brasil e do Clube de Criação.
Todos os projetos inscritos serão avaliados por um júri composto por diversos profissionais de agências e empresas renomadas do país, entre eles: Camila Rodrigues (W+K), Felipe Silva (Gana), Cristina Naumovs (apego.inc) Gabriela Moura (Soko), Laura Esteves (Galeria), Mariana Sá (WMcCann), Paulo Damasceno (GUT) e Wal Tamagno (Alice Filmes).
O júri elegerá os 10 melhores candidatos, que serão premiados com cursos de extensão em escolas referências do setor criativo no Brasil, sendo:
Os estudantes premiados terão um prazo de seis meses para escolher o curso desejado, e os prêmios não poderão ser trocados por dinheiro ou quaisquer outros produtos. Todos os participantes inscritos ainda estarão aptos a participar de processos seletivos na Bayer.
“O acesso à educação é uma grande ferramenta para gerarmos mais oportunidades para a comunidade negra por meio da qualificação profissional, contribuindo assim para o sucesso de sua trajetória”, diz Patricia Corsi, Diretora Global de Marketing e Digital da divisão de Consumer Health da Bayer.