Carreira

Associação critica projeto de importar engenheiros

São Paulo - A Federação Nacional dos Engenheiros divulgou nota contra a ideia em análise pela presidente Dilma Rousseff de importar profissionais de engenharia do...

Dilma (AFP)

Dilma (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

São Paulo - A Federação Nacional dos Engenheiros divulgou nota contra a ideia em análise pela presidente Dilma Rousseff de importar profissionais de engenharia do exterior para trabalhar no Brasil assim como fará no programa Mais Médicos, conforme revelou o jornal O Estado de S. Paulo no último domingo.

Em nota, o presidente da instituição, Murilo Celso de Campos Pinheiro, chama a eventual medida de "paliativa" e propõe a abertura de concursos públicos para empregar engenheiros brasileiros País afora, respeitando o piso salarial, que hoje é em torno de R$ 6 mil.

"É preciso recuperar esse prejuízo, lançando mão de todas as possibilidades: tanto requalificar os profissionais disponíveis, mas à margem do mercado, quanto garantir que mais jovens ingressem nos cursos voltados às áreas tecnológicas, assegurando a formação de qualidade", afirma Pinheiro.

Esse tipo de reação, assim como aconteceu com os médicos contrários à vinda de profissionais de fora, é vista dentro do governo como uma resposta corporativa da categoria, para promover uma reserva de mercado.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, diz reconhecer a necessidade de formar mais e melhores engenheiros. "Por isso estamos investindo tanto no programa Ciência Sem Fronteira (que dá bolsas de estudo no exterior), e também trabalhamos para estimular que os estudantes optem pela área das ciências exatas, hoje carente no ocidente de um modo geral". 

O ministro destacou o projeto Quero Ser Professor, Quero Ser Cientista, que dará 100 mil bolsas de R$ 150 para alunos do ensino médio que desenvolverem pesquisa, em parceria com universidades, em matemática, física e química. "Se 10% desses enveredar para a engenharia, por exemplo, já teremos um avanço substancial", opinou. Por enquanto, esse projeto ainda não tem data para sair do papel.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacarreira-e-salariosDados de BrasilINFO

Mais de Carreira

'Jamais saia de uma entrevista de emprego sem fazer esta pergunta número 1', diz especialista

Cinco plataformas de IA pouco conhecidas que estão viralizando fora do país

Você vai perder seu emprego? Estudo da Indeed mede o impacto da IA em diferentes profissões

Ciência diz que esta simples pergunta revela a verdadeira personalidade de um candidato a emprego