Carreira

Um mapa mental atualizado para 2012

Já pensou em aprender mandarim? O poder mudou de hemisfério, e agora está na Ásia

Ilustração - Tendências (Pedro Handam/EXAME.com)

Ilustração - Tendências (Pedro Handam/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2013 às 15h17.

São Paulo - O nascer de um novo ano traz esperança, alegria e também incerteza. Como vamos enfrentar mais um ano de mudanças rápidas e a soma de mais complexidade ao nosso trabalho? Como diz o psiquiatra Flavio Gikovate, “medimos a potência intelectual de uma pessoa pela capacidade de suportar dúvidas”. É esse o nosso desafio.

Compartilho aqui algumas megatendências para 2012, baseadas em várias das principais pesquisas mundiais na área. Que elas sirvam para gerar novos mapas mentais e, por que não, mais dúvidas para sua carreira e sua vida pessoal neste ano que se inicia.

• Saúde na era digital – Tanta tecnologia e conexão exagerada geram ansiedade e depressão. Faça diferente. Use a tecnologia para cuidar da saúde, melhorar a qualidade de vida e ganhar tempo. Não seja um escravo da informação. Coloque a inovação digital para trabalhar para você. Com poucos dólares e uma gota de saliva, rastreie seu genoma na 23andme.com e viva até os 150 anos. 

• O século da Ásia – O poder mudou de hemisfério. Já pensou em aprender mandarim em 2012 ou em viajar para conhecer algum país asiático? Busque novas culturas e novas visões de vida.

•  Empregabilidade – Você já tem um blog? Usa seu Twitter para compartilhar ideias que merecem ser espalhadas? Seu Facebook só tem fotos de festinha? Seu LinkedIn está organizado? Você é um produtor de conteúdo ou um mero replicador? Acredite, os melhores empregos e cargos estão sendo definidos na arena digital. O vice-presidente financeiro da Oracle foi contratado pelo LinkedIn. Cuide já de seu perfil. 

• Tudo será digitalizado – Documentos que há séculos estavam arquivados em órgãos públicos e universidades estão sendo abertos, esperando você para estudá-los. Deseja saber a história dos imigrantes no Brasil? Consulte os documentos no memorialdoimigrante.org.br. Há muito conteúdo aberto e gratuito em republicofletters.stanford.edu, mba60segundos.com.br, TEDx, singularityu.org e flowingdata.com.

• O futuro do consumo – Os tablets, que vão acelerar a troca de informação e humanizar as relações entre pessoas, empresas e governos. 

• Ferramentas de geolocalização – Foursquare, Ban.jo ou Poorsquare podem ajudar você a economizar e praticar o significado do consumo colaborativo, consumo consciente e reciclagem global.

Lembre-se da célebre foto da menininha caminhando de cabeça erguida em frente a um muro onde estava escrito “Seja honesto, mesmo que outros não sejam, mesmo que outros não serão, mesmo que outros não possam ser”. Paz, saúde e prosperidade. Ah, e não use velhos mapas para descobrir novas terras em 2012.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBlogscarreira-e-salariosEdição 163InovaçãoTabletsTendências

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman