(PeopleImages/Getty Images)
Redatora
Publicado em 31 de julho de 2025 às 15h15.
A inteligência artificial deixou de ser novidade e agora ela está moldando o presente. A cada mês, surgem novas ferramentas e funções que transformam desde o conteúdo que consumimos até a forma como trabalhamos.
E se os últimos meses foram marcados pelo “boom” da IA generativa, um tipo de inteligência artificial que é focada na criação de novos conteúdos, os próximos seis prometem ser ainda mais impactantes.
Abaixo, você confere as principais tendências que devem ganhar força (e presença) muito em breve:
Ferramentas como o Microsoft Copilot e o Google Gemini estão sendo integradas diretamente em plataformas como Word, Excel, Gmail e Docs, tornando o uso da IA algo quase invisível, mas essencial.
Em vez de abrir uma aba nova, a IA estará ao seu lado, dentro dos fluxos de trabalho, ajudando a resumir, corrigir, planejar e criar em tempo real.
Ferramentas como Sora (OpenAI) e Runway estão expandindo as possibilidades de criar vídeos a partir de texto ou imagens. Isso deve impactar áreas como marketing, publicidade, educação e até jornalismo.
Nos próximos meses, veremos um aumento significativo de vídeos produzidos com apoio total ou parcial da IA e quem souber usar, economizará tempo e verba.
Uma das evoluções mais avançadas da IA são os agentes autônomos, sistemas de software para realizar tarefas de forma autônoma. Diferente dos modelos atuais, eles não apenas respondem a comandos, mas tomam decisões com base em objetivos definidos.
Ainda em fase de teste para o público geral, eles já estão sendo usados em áreas como atendimento, relacionamento estratégico e automação de processos internos.
Campanhas de e-mail, anúncios, conteúdos e até experiências em sites estão sendo hiper personalizados com apoio da IA.
O que antes era feito manualmente, agora pode ser escalado, com base em comportamento, preferências e dados em tempo real. Isso muda o jogo no marketing, no e-commerce e no relacionamento com o cliente.
Porque ela não é só uma ferramenta, é uma nova linguagem. Saber usar inteligência artificial vai muito além de dominar plataformas: significa aprender a pensar com ela, tomar decisões melhores, trabalhar com mais agilidade e se comunicar com mais precisão.
Quem entende esse novo cenário agora, sai na frente. Porque, em pouco tempo, usar IA com consciência, estratégia e fluidez vai ser tão básico quanto saber escrever um e-mail.
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.