São Paulo - Trabalho não é brincadeira. Mas há quem defenda que a diversão e o bom humor são ingredientes essenciais para estimular a criatividade e a eficiência.
Sobretudo num ambiente de trabalho mais formal, nossa tendência natural é controlar os risos e as brincadeiras.
“Parece errado alguém achar graça em alguma coisa quando supostamente deveria estar trabalhando”, escreve Charlie Hawkins, autor do livro “O segredo das reuniões produtivas” (Editora Saraiva).
No entanto, o riso pode aliviar a pressão e, com isso, levar uma equipe a progredir numa discussão. “O humor muitas vezes nos ajuda a passar por cima dos cargos, das posturas e das posições que limitam nosso pensamento e sufocam a participação”, afirma
Porém, vale tomar alguns cuidados. “O humor inadequado, como a ironia, pode desvirtuar uma discussão importante ou humilhar alguém que esteja tentando entender algo”, alerta o especialista.
Veja a seguir algumas estratégias sugeridas por Hawkins para usar o riso a favor da produtividade numa reunião de trabalho:
1. Relaxe e incentive a diversão
Humor é diferente de circo. Além disso, piadas machistas, racistas ou preconceituosas não têm espaço. Mas é possível, e muito saudável, usar situações engraçadas do cotidiano como material para apreciação coletiva.
Hawkins também recomenda o hábito de rir de si mesmo diante do resto da equipe. “Um pouco de humor autodepreciativo é especialmente revigorante quando parte do chefe”, acrescenta.
2. Aplique técnicas para manter o interesse no trabalho
Existem diversos métodos para garantir o bem-estar e a disposição para trabalhar. Um dos conselhos de Hawkins é mudar periodicamente o ambiente da reunião, só pelo prazer de fazê-lo.
“Reúna-se ao ar livre em dias de tempo bom ou faça uma reunião com café da manhã reforçado”, afirma. Essa é uma forma de garantir a leveza de espírito da equipe, estimulando o engajamento e a participação de todos.
3. Busque meios de estimular a amizade
Quanto mais as pessoas se conhecem, maior é a qualidade das suas trocas no trabalho. Por isso, segundo Hawkins, vale conceder um tempo “social” antes e depois das reuniões.
Às vezes, alguns minutos de conversa com outra pessoa podem revelar muitas afinidades e criar grandes simpatias. Essa “descoberta” que fazemos uns dos outros gera confiança e facilita a compreensão mútua na hora de trabalhar juntos.
-
1. Mais felicidade no escritório
zoom_out_map
1/11 (Krisztian Bocsi/Bloomberg)
Nataly Kogan, a co-fundadora e CEO da startup Happier – uma companhia que ajuda as pessoas a serem mais felizes e saudáveis em todas as partes de suas vidas – preparou um pequeno guia com 10 dicas para que o profissional enxergue seu local de trabalho de uma perspectiva diferente e mais bem humorada. O
guia foi publicado no site sobre moda e estilo de vida feminino, Refinery29, que ainda aconselha: se você está em uma situação realmente miserável no trabalho, é preciso procurar outras opções de trabalho. Porém, se a questão é apenas um dia difícil ou muito atarefado, o guia poderá ser uma boa pedida para mudar de perspectiva e melhorar seu humor.
-
2. Faça alguma outra coisa antes de checar seu e-mail
zoom_out_map
2/11 (Sony)
Os e-mails podem tomar muito do seu tempo. Se antes de abrir a caixa de entrada você já cumprir alguma tarefa, sentirá que seu dia já está mais produtivo e terá mais energia para encarar as próximas atividades.
-
3. Bloco de anotações
zoom_out_map
3/11 (Anton Andronov / Dreamstime)
Parece meio bobo, mas funciona! – diz a executiva – os vários estudos que apontam os benefícios em expressar gratidão não estão errados: anotar algo positivo sobre seu dia faz com que você goste mais de seu tempo de trabalho e se sinta mais animado para encarar o dia seguinte.
-
4. Faça de seu espaço de trabalho um lugar menos chato
zoom_out_map
4/11 (Creative Commons/Flickr/Lovemaegan)
Leve sua foto favorita para deixar em cima da mesa. Traga mais energia para seu espaço de trabalho equipando-o com suas canetas, cadernos e outros acessórios favoritos.
-
5. Faça uma gentileza para um colega de trabalho todos os dias
zoom_out_map
5/11 (Getty Images)
Leve o aperitivo favorito de seu colega de trabalho e deixe-o na mesa para surpreendê-lo. Elogie alguma característica de um amigo, deixe recados engraçados ou chame alguém para um café. A própria ciência mostra que demonstrar gentileza traz benefícios para a própria pessoa, tornando-a mais positiva.
-
6. Faça reunião durante uma caminhada
zoom_out_map
6/11 (FERNANDO MORAES / Veja São Paulo)
Ao invés de ficar sentado na sala de conferências, faça uma reunião em uma caminhada fora do ambiente de trabalho. 20 minutos de ar fresco durante o dia faz com que você se sinta mais feliz e a conversa pode ser ainda mais produtiva.
-
7. Procrastine com qualidade
zoom_out_map
7/11 (Getty Images)
Parece estranho, mas parar de vez com a procrastinação pode te deixar mau humorado no trabalho. É claro que a dica não é te fazer passar horas navegando na web ou nas redes sociais. Pelo contrário: defina uma meta e tire um tempo para descobrir algo novo durante o dia – procure novas receitas, sites ou leia algo em seu site favorito.
-
8. Agende uma hora para cada tarefa
zoom_out_map
8/11 (MorgueFile)
Fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode te deixar até 25% menos eficiente – e ainda te faz sentir sobrecarregado. Organize uma coisa para fazer em seu tempo certo e faça apenas aquilo nesse período. Se for preciso, deixe o celular de lado e desligue-se da internet para não se desconcentrar.
-
9. Sente-se direito ou levante-se!
zoom_out_map
9/11 (Ramfit / Flickr Commons)
Sentar-se do modo correto pode te fazer sentir com mais energia. Levantar e se movimentar de vez em quando também ajuda a alongar o corpo. Defina uma regra para se levantar sempre que for tomar alguma coisa – água ou café – por exemplo.
-
10. Tenha sua canção favorita em mãos
zoom_out_map
10/11 (Divulgação / Bose)
Toque sua música favorita para relaxar antes de ir para uma reunião estressante ou quando sentir que precisa de uma dose de energia.
-
11. Veja a seguir: As regalias que fazem todo mundo querer trabalhar no Google
zoom_out_map
11/11 (Divulgação)