Escrita: atenção aos sinais de pontuação é essencial, diz professor (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 23 de dezembro de 2014 às 18h01.
Na redação corporativa, o bom uso de conectivos contribui (e muito!) para a clareza das informações. Vejamos um trecho de e-mail abaixo:
“Na última semana ocorreu a divulgação da norma onde se estabelece que os colaboradores novatos não participarão do Congresso XYZ e os mesmos deverão estar em trabalho normal.”
Em se tratando de organização textual, devemos ter atenção sempre ao uso dos sinais de pontuação - principalmente quanto ao uso da vírgula. Expressões adverbiais deslocadas, formadas por locução (duas ou mais palavras) devem estar acompanhadas de vírgula. Sendo assim:
“Na última semana, ...”
Um desvio gramatical muito comum em nossa Língua está no uso de “onde”. Esse termo só pode fazer referência a lugar – é o famoso pronome relativo locativo. Sendo assim, para o citado trecho acima, deve-se usar um outro conectivo:
“Na última semana, ocorreu a divulgação da norma na qual se estabelece que...”
Por fim, falemos de uma “muleta linguística” quanto ao uso indevido de “mesmo” no lugar de pronomes ou substantivos. Em suma: é extremamente deselegante usar “mesmo” como elemento de retomada. A solução, pois, é usar um pronome do caso reto, por exemplo:
“Na última semana, ocorreu a divulgação da norma na qual se estabelece que os colaboradores novatos não participarão do Congresso XYZ. Eles deverão estar em trabalho normal.”
Ah! De antemão, quero desejar a você, leitor, um Natal maravilhoso, repleto de frases emotivas e abençoadas pelo Amor da Família.
Um abraço, até a próxima e siga-me pelo Twitter!