Executivo da área de negócios (GettyImages)
Redatora
Publicado em 1 de agosto de 2025 às 10h10.
Última atualização em 1 de agosto de 2025 às 14h28.
Em 2025, não é o diploma que mais chama atenção em processos seletivos, é o repertório de quem sabe extrair valor de inteligências artificiais como o ChatGPT, Claude e Gemini.
Empresas de tecnologia, marketing, finanças e até saúde vêm dando preferência a profissionais capazes de resolver problemas complexos com a ajuda da IA.
O fenômeno tem nome nos bastidores do RH: prompt engineer híbrido. Mas na prática, pode ser qualquer profissional com duas habilidades principais:
Não importa tanto o curso superior, mas sim o que você é capaz de entregar com ajuda das ferramentas certas.
Plataformas como a OpenAI, Anthropic e Google vêm lançando atualizações que reduzem a necessidade de programação para usar modelos avançados.
Isso abriu espaço para uma nova geração de talentos que aprende de forma autodidata — e se torna produtiva em tempo recorde.
Em vez de anos de experiência, recrutadores hoje valorizam portfólios de uso criativo de IA:
Eles não pedem para a IA “escrever um texto” — eles dão contexto, estilo, objetivo e formato. Eles não perguntam “o que é machine learning?” — eles pedem:
“Explique machine learning com analogias visuais, como se fosse para uma criança de 12 anos, com foco em exemplos do cotidiano.”
Essa habilidade de orquestrar a IA como uma ferramenta estratégica é o que os torna valiosos. E muitos nem passaram por uma faculdade.
Quem domina o uso da IA no dia a dia ganha uma vantagem difícil de ignorar: multiplica sua produtividade, melhora a clareza das decisões e entrega resultados com mais velocidade.
E isso não vale só para quem trabalha com tecnologia. Há hoje:
A EXAME, maior plataforma de negócios do Brasil, se une à Saint Paul, uma das melhores escolas de negócios do mundo, para apresentar o Pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios , um treinamento virtual e com certificado que revela o caminho para conquistar uma carreira nesse setor que só cresce.
Durante o treinamento, os alunos irão conhecer as ferramentas de IA mais importantes do mercado, vão descobrir os bastidores de casos de sucesso e poderão traçar um plano de carreira para conquistar o tão sonhado sucesso profissional.
Todo esse conteúdo, que soma 3 horas de duração, está distribuído em quatro aulas 100% online (sendo a última delas ao vivo), que misturam fundamentos teóricos e práticos. O investimento é de R$ 37,00.