São Paulo — Um
novo levantamento da revista britânica Times Higher Education (THE) revelou as melhores
universidades do mundo e de cada país para o biênio 2016-2017.
Como na edição anterior, o
ranking das instituições brasileiras coloca a
Universidade de São Paulo (USP) em 1º lugar. Globalmente, a universidade paulista é a única do país a se classificar na faixa que vai do 251º ao 300º. Ainda assim, caiu: no biênio 2015-2016, esteve no intervalo de 201º a 250º.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que conquistou a 2ª posição entre as brasileiras, foi classificada na faixa de 401º a 500º quando comparada ao resto do planeta. Na edição anterior, tinha ficado no segmento 351º a 400º.
Os critérios da THE para compor os rankings são quatro: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e internacionalização. Foram ouvidas mais de 20 mil pessoas de 133 países e o cálculo dos indicadores de performance foi submetido à auditoria da PricewaterhouseCoopers (PwC).
Na lista das melhores universidades do mundo, a 1ª colocada foi a Oxford University, a primeira britânica a ocupar a posição em 12 anos. O topo do ranking havia sido ocupado por cinco anos consecutivos pela norte-americana Caltech (California Institute of Technology).
Navegue pelas imagens para ver as instituições do Brasil mais bem classificadas.