-
1. Empresas que colocam vida pessoal e profissional na balança
zoom_out_map
1/11 (SXC)
São Paulo – Como conciliar trabalho e vida pessoal? Eis a questão que atormenta muitos profissionais por aí, mas que tem virado uma prioridade máxima para algumas empresas. A rede social profissional
Glassdoor listou quais são as companhias, nos Estados Unidos, que mais se preocupam em prover uma vida pessoal e profissional equilibrada para seus funcionários.
Para chegar a esses números, o site ranqueou as notas dadas pelos próprios funcionários de cada companhia na rede social.
O resultado você vê nas próximas páginas.
-
2. 1. Nestlé Purina: bichos de estimação vão para o trabalho
zoom_out_map
2/11 (Nestlé/Creative Commons)
Numa escala de 0 a 5 de satisfação, os funcionários da Nestlé Purina que fizeram seu review no Glassdoor estão 4,6 pontos muito satisfeitos com as políticas da companhia para promover qualidade de vida.
E não é para menos. Na empresa especializada em alimentos para animais de estimações, até os bichinhos dos funcionários saem ganhando.
Os colaboradores têm direito a desconto em seguros voltados para animais. Isso sem contar, que os bichos também podem acompanhar seus donos para o trabalho.
Em review no Glassdoor, um dos funcionários afirmou: “O salário está na média, mas o estresse é relativamente baixo. As pessoas não deixam a empresa, então não há muita possibilidade para crescer”.
-
3. 2. Mitre
zoom_out_map
3/11 (Divulgação)
Na lista das 50 empresas preferidas dos funcionários para trabalhar, também segundo a rede social Glassdoor, a empresa sem fins lucrativos especializada em soluções para o governo americano também saiu na frente no quesito equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Sobre isso um dos funcionários escreveu: “Se você trabalha regularmente de 50 a 60 horas por semana é porque há alguma coisa errada”.
Além de horários flexíveis e até aconselhamento familiar, a empresa mantém uma academia de ginástica para os funcionários e áreas de recreação externas. Graças a aspectos como esse, a companhia recebeu o prêmio de ambiente de trabalho psicologicamente saudável da American Psychological Association (APA).
-
4. 3. SAS Institute: carro limpo de graça
zoom_out_map
4/11 (Divulgação)
Entre os mimos oferecidos pelo SAS Institute para seus funcionários estão lavagem gratuita de carros, salão de beleza e uma das maiores academias de ginásticas in company dos Estados Unidos.
Nada mal. Tantos mimos aumentam as taxas de retenção dos funcionários – e, por isso, segundo alguns reviews é bastante difícil conseguir uma promoção.
-
5. 4. FactSet: sem horário pra chegar
zoom_out_map
5/11 (Divulgação)
Horários flexíveis e lanches de graça. Eis dois dos itens que mais agradam os funcionários da consultoria financeira FactSet.
No entanto, a liberdade, em alguns pontos, pode descambar para frustração. Um funcionário analisa: “Muitas pessoas, inclusive eu mesmo, estão frustradas com a ausência de um plano de carreira definido, mas isso varia em cada departamento”.
-
6. 5. United Space Alliance
zoom_out_map
6/11 (Divulgação)
O olhar constante para o espaço sideral confere um novo ritmo para o trabalho na United Space Alliance, especializada em oferecer serviços para a NASA e Estação Espacial Internacional.
Além dos benefícios mais tradicionais, a USA também oferece seguro de vida para animais de estimação e a possibilidade de trabalhar de casa.
“Os horários são flexíveis, principalmente para pais solteiros”, escreveu um colaborador no site da Glassdoor.
-
7. 6. Slalom Consulting: sabático para funcionários
zoom_out_map
7/11 (Divulgação)
Para muita gente, tirar um período sabático com o aval da empresa é quase uma utopia, Na Slalom Consulting isso faz parte da política de benefícios da empresa – com direito a matéria sobre seu tempo de reflexão e descanso no site da firma. “As viagens profissionais são poucos, o que é bom para quem tem família e quer vê-la toda noite”, diz um colaborador no site Glassdoor.
-
8. 7. Facebook: horários flexíveis
zoom_out_map
8/11 (Justin Sullivan / Getty Images)
Apesar de ser uma das empresas mais cobiçadas da atualidade, o coro dos funcionários do Facebook só rendeu a sétima posição do ranking de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Afinal, crescimento meteórico sempre significa mais trabalho e ambiente estressante. Mas os funcionários são unânimes ao afirmar que é o lugar mais divertido para trabalhar “de todos os tempos”, segundo um colaborador mais hiperbólico.
Com um salário inicial médio de 59.100 dólares por ano, o Facebook finalmente aparece com pacotes de remuneração médios 13% superiores aos oferecidos pelo restante do mercado.
-
9. 8.Morning Star: sabático a cada dois anos
zoom_out_map
9/11 (Divulgação)
“Boas horas flexíveis, muito tempo disponível depois do trabalho e ótimos benefícios”, resume um funcionário ao definir o trabalho na consultoria de investimentos Morning Star.
Mas a estrela das políticas da companhia são os períodos sabáticos para os funcionários. A cada dois anos, todos têm direito a seis semanas remuneradas longe do batente.
-
10. 9. Susquehanna International Group: yoga durante o expediente
zoom_out_map
10/11 (Reprodução)
Numa escala de 0 a 5 de satisfação, os funcionários da consultoria financeira Susquehanna International Group (SIG) que fizeram seu review no Glassdoor estão 4.2 pontos satisfeitos com as políticas da companhia para promover qualidade de vida.
Yoga, academia e almoços gratuitos. Eis o básico dos benefícios que a empresa oferece para os funcionários. “A qualidade do trabalho é muito boa. OS prazos não são tão rígidos e, geralmente, você não tem expedientes muito longos”, afirma um funcionário no site Glassdoor.
-
11. 10. Colgate-Palmolive: horário diferente do verão
zoom_out_map
11/11 (Getty Images)
A gigante de cosméticos Colgate-Palmolive conquistou uma pontuação de 3.8 na satisfação de seus funcionários.
Destaque para os horários especiais de trabalho no verão nas unidades dos Estados Unidos e a flexibilidade de agenda durante o ano todo, segundo os funcionários participantes da pesquisa do Glassdoor