Carreira

As 4 regras de Zuckerberg para o sucesso, segundo VP do Facebook

O CEO do Facebook deu um conselho de carreira para uma turma de estudantes e a dica foi tão boa que a vice-presidente da empresa a usa até hoje

 (Kay Nietfeld / AFP/AFP)

(Kay Nietfeld / AFP/AFP)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 3 de janeiro de 2021 às 09h00.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2021 às 12h18.

Você já recebeu um conselho que mudou sua vida? Para o vice-presidente de produto e impacto social do Facebook, Naomi Gleit, uma experiência de voluntariado com seu chefe, Mark Zuckerberg, se tornou uma lição de vida e de carreira.

A executiva começou a trabalhar no Facebook em 2005. Em 2013, ela acompanhou o presidente e co-fundador da empresa em um curso de empreendedorismo para alunos do ensino fundamental. Ao site Business Insider, ela contou que a aula de crescimento pessoal trouxe o melhor conselho da sua vida.

Para os adolescentes, Zuckerberg escreveu na lousa quatro regras para ter sucesso na carreira:

  1. Ame a si próprio
  2. Assim você pode melhor servir os outros
  3. Mantenha o foco no que você pode controlar
  4. Para essas coisas, nunca desista

E, para a executiva, essas foram grandes lições que a ajudaram muito ao longo da carreira. “Esse trabalho não é fácil, ser uma líder mulher em tecnologia em uma das empresas mais relevantes do mundo e determinando como podemos trazer o maior impacto positivo globalmente – mas o que me motiva nos dias mais desafiadores é focar nas coisas que posso controlar”, fala ela.

A filosofia do executivo americano não é tão diferente do que prega o brasileiro Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel. Acima de tudo, Rufino fala em valorizar a si mesmo e encarar sua vida como um presente. Assim, cada dia é uma nova chance para o sucesso.

“Os tempos não são difíceis, eles são diferentes. A minha essência nasceu brilhando, eu já era feliz, eu já tinha tudo que o que queria ter: a vida. E para preservar a vida você só precisa de mais um dia”, fala ele no podcast Como Cheguei Aqui. “Para mim, o sucesso é permanente”.

Após vários momentos em que ele quebrou (ele conta que foram seis vezes), um dos principais aprendizados de Rufino também se relaciona com as regras de Zuckerberg: ele fala que mesmo após perder tudo, você nunca perde o conhecimento que adquiriu.

Assim, mesmo após um fracasso, o profissional ainda tem em si as ferramentas para se reerguer. Ou seja, ainda é possível manter o foco naquilo que está no seu controle.

Acompanhe tudo sobre:Dicas de carreiraFacebookmark-zuckerberg

Mais de Carreira

Home office sem fronteiras: o segredo da Libbs para manter o trabalho remoto sem parar de crescer

Escala 6x1: veja quais setores mais usam esse modelo de trabalho, segundo pesquisa

Como preparar um mapa mental para entrevistas de emprego?

Para quem trabalha nesses 3 setores, o ChatGPT é quase obrigatório, diz pai da OpenAI, Sam Altman