Carreira

As 4 regras de Zuckerberg para o sucesso, segundo VP do Facebook

O CEO do Facebook deu um conselho de carreira para uma turma de estudantes e a dica foi tão boa que a vice-presidente da empresa a usa até hoje

 (Kay Nietfeld / AFP/AFP)

(Kay Nietfeld / AFP/AFP)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 3 de janeiro de 2021 às 09h00.

Última atualização em 2 de fevereiro de 2021 às 12h18.

Você já recebeu um conselho que mudou sua vida? Para o vice-presidente de produto e impacto social do Facebook, Naomi Gleit, uma experiência de voluntariado com seu chefe, Mark Zuckerberg, se tornou uma lição de vida e de carreira.

A executiva começou a trabalhar no Facebook em 2005. Em 2013, ela acompanhou o presidente e co-fundador da empresa em um curso de empreendedorismo para alunos do ensino fundamental. Ao site Business Insider, ela contou que a aula de crescimento pessoal trouxe o melhor conselho da sua vida.

Para os adolescentes, Zuckerberg escreveu na lousa quatro regras para ter sucesso na carreira:

  1. Ame a si próprio
  2. Assim você pode melhor servir os outros
  3. Mantenha o foco no que você pode controlar
  4. Para essas coisas, nunca desista

E, para a executiva, essas foram grandes lições que a ajudaram muito ao longo da carreira. “Esse trabalho não é fácil, ser uma líder mulher em tecnologia em uma das empresas mais relevantes do mundo e determinando como podemos trazer o maior impacto positivo globalmente – mas o que me motiva nos dias mais desafiadores é focar nas coisas que posso controlar”, fala ela.

A filosofia do executivo americano não é tão diferente do que prega o brasileiro Geraldo Rufino, presidente da JR Diesel. Acima de tudo, Rufino fala em valorizar a si mesmo e encarar sua vida como um presente. Assim, cada dia é uma nova chance para o sucesso.

“Os tempos não são difíceis, eles são diferentes. A minha essência nasceu brilhando, eu já era feliz, eu já tinha tudo que o que queria ter: a vida. E para preservar a vida você só precisa de mais um dia”, fala ele no podcast Como Cheguei Aqui. “Para mim, o sucesso é permanente”.

Após vários momentos em que ele quebrou (ele conta que foram seis vezes), um dos principais aprendizados de Rufino também se relaciona com as regras de Zuckerberg: ele fala que mesmo após perder tudo, você nunca perde o conhecimento que adquiriu.

Assim, mesmo após um fracasso, o profissional ainda tem em si as ferramentas para se reerguer. Ou seja, ainda é possível manter o foco naquilo que está no seu controle.

Acompanhe tudo sobre:FacebookDicas de carreiramark-zuckerberg

Mais de Carreira

Cearense de 23 anos cria projeto focado na saúde da mulher rural

Copacabana Palace cria escala 5x2 para cerca de 600 funcionários

CEO bilionário que começou como frentista ensina à geração Z a regra nº 1 da carreira

Como pensar como Warren Buffett: 3 princípios para criar negócios à prova do tempo